Publicado em: 21 de julho de 2023 14h07min / Atualizado em: 21 de julho de 2023 16h07min
Cerca de 400 professores participaram nos dias 18 e 19 de julho do III Seminário Regional de Implantação do Currículo Regional da AMOSC: Práticas Interdisciplinares realizado no Campus Chapecó. O evento faz parte de um projeto de extensão com foco na formação continuada de professores que atuam no ensino fundamental das redes municipais de educação promovido pela parceria entre a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Unochapecó e UFFS.
A conferência de abertura do evento, intitulada “Cenários e estratégias para desenvolver uma aprendizagem criativa, humanista e digital no contexto atual da escola”, foi ministrada pelo professor José Moran e mediada pela professora Rosane Rossato Binotto, da UFFS. A mesa de encerramento contou com reflexões e proposições de trabalho pedagógico para fomentar a articulação entre escola, lugares e territórios de vida e os processos de ensinar e aprender. A professora Adriana Maria Andreis, da UFFS, apresentou o projeto Nós-Propomos, em diálogo com professoras da rede municipal de Planalto Alegre. Já o professor Alexandre Matiello, também da UFFS, falou sobre o tema “Territórios educativos em uma educação do ambiente construído”.
Durante o evento foi apresentada a experiência de elaboração do caderno de orientação metodológica da área de Linguagens, com a participação das professoras Angela Zamoner (Rede Municipal de Educação de Caxambu do Sul), Daiane Zamoner (Rede Municipal de Educação de Chapecó), Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (Unochapecó) e Rosane Meneghetti (Unochapecó). O caderno tem como objetivo contribuir no processo de implantação do Currículo Regional da AMOSC, trazendo reflexões e aportes teórico-conceituais das áreas do conhecimento, mas compromissado com a prática pedagógica, as aprendizagens e o desenvolvimento humano integral dos estudantes.
Foram apresentados, ainda, cerca de 40 relatos de experiências pedagógicas realizadas por professores nas escolas municipais em que atuam. A socialização de conhecimentos, saberes e fazeres pedagógicos, em uma perspectiva interdisciplinar, esteve presente em todo o evento. Os relatos buscaram ressaltar temas trabalhados, habilidades/objetivos de aprendizagem, estratégias metodológicas promovidas, critérios e instrumentos de avaliação.
De acordo com William Simões, professor do curso de Geografia do Campus Chapecó e um dos coordenadores do evento, “longe dos pacotes prontos e receitas milagrosas, o compromisso desse trabalho sempre foi o de contribuir para o fortalecimento da educação pública de gestão pública e a formação humana em uma perspectiva emancipatória, respeitando a docência e a potência de suas práticas cotidianas. Respeitando os direitos da infância e da adolescência a uma educação escolar afetiva, humana, crítica, emancipadora e livre de preconceitos”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo