Publicado em: 16 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min
"Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas” é o tema da palestra que será realizada no dia 19 de setembro, próxima segunda-feira, às 14h30min, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O evento é aberto à comunidade externa e será transmitido por videoconferência aos demais campi (Chapecó/SC, Cerro Largo/RS, Laranjeiras do Sul e Realeza/PR).
O evento tem como objetivo promover o debate em relação à inclusão e acessibilidade, temas atuais e que demandam também das universidades uma atenção especial. A UFFS possui estudantes matriculados com diversas necessidades especiais, nos seus cinco campi, e esse fato exige uma preparação institucional, que está sendo construída.
A palestra será proferida pela professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial noturno no Centro de Educação, Nara Joyce Wellausen Vieira. Nara é também presidente da Comissão de Acessibilidade e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação, na Universidade Federal de Santa Maria, além de sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), e sócia e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD).
De acordo com o diretor de políticas de graduação, Elsio José Corá, a palestra é mais uma atividade realizada pela Diretoria de Políticas de Graduação da UFFS para a efetivação de uma política de acessibilidade na UFFS. Para isso, tem sido elaboradas e desenvolvidas reuniões, discussões, visitas técnicas, entre outras estratégias que visam facilitar o ingresso de alunos com deficiência nos cursos de graduação, bem como acolhê-los ao longo da caminhada acadêmica. “Estão sendo elaborados mini-cursos sobre temas específicos para capacitação do corpo docente e técnico-administrativo da Universidade, com foco nos seguintes temas: libras instrumental, metodologia do ensino de surdos, metodologia do ensino de deficientes visuais e atendimento à pessoa com deficiência visual, entre outros”, ressaltou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo