Mesa-redonda: Agricultura sustentável e nova realidade: desafios, responsabilidades e horizontes

Quando: 29/maio/2018, 10h00min - 12h00min

Local: Auditório Bloco de Professores - Campus Chapecó

Público: Estudantes, professores e pesquisadores, especialmente das áreas de Agronomia e Engenharia ambiental.

Objetivo: Divulgar as pesquisas do autor belga Luc Vankrunkelsven. Após debates, Lançamento e doação de exemplares do novo livro do autor para as Bibliotecas da UFFS.

Realização: Ong Wervel, FETRAF e UFFS

Programação:

Dia dia 29/05 às 10h

Mesa-redonda com Luc Vankrunkelsven e Tomé Coletti

Luc Vankrunkelsven é professor e pesquisador sobre ‘Nova Ruralidade’. É uma liderança que dedicou grande parte de sua vida à luta, organização e defesa da agricultura familiar no sul do Brasil. O autor é belga, interlocutor internacional de diálogos ‘Brasil e Europa’. Fundador da ‘Wervel’, ONG que trabalha por uma Agricultura ‘Ambientalmente Sustentável, Socialmente Responsável e Economicamente Justa’. Escritor com mais de uma dezena de livros sobre a temática, experiências bem fundamentadas, vividas e conhecidas pelas inúmeras viagens entre Brasil e Europa e sua relação com Entidades, Movimentos e ONGs no Brasil comprometidas com uma agricultura sustentável. 

Tomé Coletti ocupa hoje função em quadro técnico na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e é assessor honorário de diálogos das entidades e movimentos da Agricultura Familiar)

 


Ementa do evento:
Agricultura Familiar Sustentável e Nova ruralidade: Desafios da Sustentabilidade; da Agricultura Ambientalmente Sustentável, Socialmente Responsável e Economicamente Justa’; Organização urbana para o consumo consciente; Preservação dos Recursos Naturais, Preservação de Biomas como o Cerrado. Valores, costumes, modos de vida e territórios. Transformações do Mundo Rural e concepção de Nova Ruralidade.
Embora o conceito de ‘Nova Ruralidade’ tenha sua originalidade acadêmica, descrever a vida rural na atualidade é fundamental para uma compreensão mais coerente de como se configura este espaço. Quem são os atores existentes, atividades econômicas, serviços desenvolvidos e prestados ao meio ambiente, relações de trabalho, questão do tempo e do espaço na propriedade.
A relação Campo e Cidade destaca-se na temática uma vez que envolve concepções de que o campo se explica não apenas pelas atividades agrícolas ali existentes, mas na sua relação com as cidades, interligando conectores ininterruptos em relações sociais, econômicas, comerciais, culturais e politicas interdependentes. Relações estas, que vem provocando uma redefinição na importância dos ativos e dos atores desses espaços.
Uma produção ambientalmente sustentável no campo, uma organização justa e responsável para comercialização, e um consumidor consciente na área urbana podem mudar uma lógica perversa de destruição da vida em ampla concepção planetária.

 

Não precisa de inscrição prévia e o evento não terá certificação.

Coordenador do Evento: Alexandre Matiello

Telefone de Contato: (49) 9996-7092

E-mail: alexandre.matiello@uffs.edu.br