Publicado em: 20 de outubro de 2023 09h10min / Atualizado em: 20 de outubro de 2023 17h10min
Promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, esse foi um dos objetivos do XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Realeza. O evento está vinculado à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" e, durante os quatro dias de atividades, mais de mil pessoas visitaram a Instituição, além de participarem de palestras e oficinas que trouxeram informações sobre questões educacionais, científicas e sociais. A finalização foi nesta quinta-feira (19) com a apresentação de trabalhos na II Mostra da Produção Acadêmica.
Um dos diferenciais do evento foi a interação entre estudantes do ensino fundamental e médio com a comunidade acadêmica da UFFS. Cerca de 700 estudantes de 12 escolas da região Sudoeste participaram das mais de 20 atividades organizadas pelo projeto de extensão "UFFS Portas Abertas". O roteiro incluiu a visita aos diferentes laboratórios, Hospital Veterinário Universitário e bloco de salas de aula. Ao longo do percurso, os visitantes participaram de experiências didáticas e jogos pedagógicos organizados pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos do Campus Realeza.
Experiências didáticas e jogos pedagógicos foram organizados pelos acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos do Campus Realeza (UFFS/Ariel Tavares)
O projeto é uma forma de estimular o interesse dos estudantes da região a acessarem o ensino superior, conhecendo o ambiente universitário, esclarecendo dúvidas sobre os cursos de graduação e o processo seletivo. A UFFS utiliza como principal forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. A seleção dos estudantes se dá com base nos resultados da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Há reserva de vagas para candidatos que cursaram integralmente ou parcialmente o ensino médio em escolas públicas, para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento da reserva de vagas também considera a renda familiar do candidato.
Entre os visitantes, o estudante do ensino médio de Santa Izabel do Oeste Daniel Stein Ono, de 18 anos, conseguiu tirar dúvidas sobre os cursos de Letras, Física e Química. “Tinha dúvida sobre os conteúdos que a gente estuda durante a graduação e me interesso mais pelos cursos de licenciatura, acho esses mais legais”. Já o estudante de Pérola d'Oeste Eduardo Henrique Crestani, de 17 anos, almeja ingressar no curso de Medicina Veterinária, e a visita ao Museu de Morfologia Animal foi uma surpresa. “Vimos diversos ossos e esqueletos. Sempre sonhei em ser veterinário, e isso me chamou mais atenção. A visitação é uma experiência única, porque podemos conhecer diversas áreas para podermos escolher, tirar dúvidas e aprender cada vez mais sobre cada uma delas”, explicou.
O diretor do Campus Realeza, Marcos Antonio Beal, enfatizou que o XII SEPE cumpre um papel importante para potencializar a integração e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, missão educacional da Universidade. “O conjunto de atividades que trouxemos ao longo dessa semana busca ampliar e aprofundar a conexão e o significado do mundo da missão social que repousa sobre a Universidade”, concluiu.
Acadêmica do curso de Nutrição Letícia Klagenberg Chiapetti apresentando seu trabalho na II Mostra da Produção Acadêmica (UFFS/Ariel Tavares)
A finalização do evento foi com a II Mostra da Produção Acadêmica, uma oportunidade para socializar e avaliar os resultados dos diferentes projetos de iniciação científica, acadêmica, docência e de extensão desenvolvidos pelos estudantes da UFFS, além de fortalecer a cultura da investigação científica e a publicação de resultados. Ao todo, a mostra reuniu a apresentação de 59 trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e professores dos oito cursos de graduação do Campus Realeza: Física, Química, Letras – Português e Espanhol, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Administração Pública, além do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável.
Esta é a primeira vez que a acadêmica do curso de Nutrição Letícia Klagenberg Chiapetti participou da Mostra da Produção Acadêmica. A estudante de Realeza apresentou o trabalho do projeto de extensão CapacitaNutri com a elaboração e divulgação de materiais sobre rotulagem de alimentos para as redes sociais. “Com o uso do Instagram, divulgamos informações sobre rotulagem e as ações que desenvolvemos dentro da comunidade”. A experiência de participar da mostra foi relevante para a acadêmica. “Não estava esperando que na segunda fase do curso já apresentasse um resumo. Foi bem importante para ganhar experiência”, comentou.
A médica veterinária formada na UFFS Pauline Silva dos Santos é outra participante da Mostra e apresentou o trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável, no qual é mestranda. “É sempre muito interessante poder apresentar de novo em eventos acadêmicos, a gente volta com outro olhar, traz novidades e mais informação para agregar”, destacou. Em seu estudo, ela relata a eficácia do uso de cadáveres para treinamento de procedimentos cirúrgicos veterinários. “As vezes o cadáver do animal é descartado de maneira incorreta, porém quando há a doação, convertemos em estudo”, explicou.
Confira mais fotos e vídeos do XII SEPE acessando o Instagram da @uffs.campusrealeza:
Postagem 1; Postagem 2; Postagem 3.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo