Publicado em: 29 de junho de 2021 10h06min / Atualizado em: 29 de junho de 2021 11h06min
No último semestre, os acadêmicos do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolveram as atividades de estágio docente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema. As práticas desse trabalho com os estudantes do ensino médio e técnico foram publicadas no Jornal Folha de Capanema e na revista argentina Prisma.
Os estágios tanto em língua portuguesa, como em língua espanhola envolveram a participação de 13 acadêmicos da UFFS. As aulas foram ministradas de maneira remota, em razão da pandemia. Participaram das atividades estudantes dos cursos de técnicos em Agroecologia, Cooperativismo e Informática do IFPR. “Os estágios das licenciaturas resultam em uma troca de conhecimentos em que todos os atores contribuem e aprendem: alunos da educação básica, alunos do ensino superior e orientadores da educação básica e da universidade”, destacou a coordenadora dos estágios do curso de Letras da UFFS, Andréia Cristina de Souza.
O primeiro resultado foi publicado na Revista Prisma, que traz um relato sobre boas práticas docentes, citando o trabalho desenvolvido em parceria entre a UFFS e o IFPR. A revista de Posadas (Argentina) costuma abordar temas como educação, docência, arte e cultura, tecnologia e sustentabilidade. A publicação do dia 10 de junho, apresenta como os acadêmicos André Libarde e Eliaquim Lucca Ferreira trabalharam a leitura de histórias do escritor argentino Julio Cortázar, bem como a produção de textos em língua espanhola. A revista publicou ainda dois contos escritos originalmente em espanhol pelas alunas do IFPR, Isabel Hollen Foquezatto e Ana Carolina Linck Poloni, respectivamente. A orientação do trabalho foi das professoras Naiane Carolina Menta Tres (UFFS) e Lidiane de Carvalho Alves Pastorini (IFPR).
Já no Jornal Folha de Capanema, serão publicados três artigos de opinião. O primeiro deles saiu na edição 619, do dia 23 de junho, na página 5, e traz como título “Novas tecnologias como conhecimento – Acudir ou denegar?”, de autoria do discente do IFPR Kiury Woyciechowski Mariano. A produção dos artigos ocorreu durante a realização do estágio da acadêmica do curso de Letras, Márcia Lucia Finantes Binsfeld, sob orientação das professoras Andréia Cristina de Souza (UFFS) e Claudia Cândido da Silva (IFPR) junto a turma do 4º ano do Curso Técnico em Informática.
Nos dias 30 de junho e 7 de julho, serão publicados, respectivamente, os artigos “Gamificação e as dificuldades para ampliar o ensino com tecnologia”, de Gemima de Oliveira dos Santos, e “Uso de games na escola”, da discente Michelle Kollenberg.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo