Publicado em: 12 de setembro de 2013 16h09min / Atualizado em: 03 de abril de 2017 17h04min
A equipe do Projeto de Extensão "Serviço de Atendimento a Animais Silvestres (SAAS)" da Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está tratando de um quati (Nasua nasua). Resgatado na cidade de Palmas, o quati apresentava sinais do uso de coleira, estava com a cauda fraturada, além de carrapatos. A suspeita é que ele estava sendo criado como animal doméstico. O encaminhamento para cuidados foi realizado pela Polícia Ambiental de Francisco Beltrão.
Nesta quinta-feira (12), a equipe da SAAS, formada por professores, técnicos-administrativos em educação e acadêmicos da UFFS, realizou uma nova avaliação clínica do animal e foi constatada a necrose da extremidade da cauda, sendo necessária a amputação. “O quati ficará no alojamento provisório da Unidade de Medicina Veterinária por um período de 10 a 15 dias, para recuperação. Nesse período, vamos administrar anti-inflamatório e, se necessário, antibióticos”, explica o professor Gentil Ferreira Gonçalves, que realizou o procedimento, auxiliado pelos acadêmicos Ronaldo José Piccoli e Carla Sordi Furlanetto.
O projeto, que é coordenado pela professora Patricia romagnolli, tem como objetivo garantir atendimento médico-veterinário aos animais da fauna silvestre da Região de abrangência do Campus Realeza. Paralelamente, são desenvolvidos estudos a respeito da fauna e flora local, promoção do aprendizado acadêmico na área, entre outros. A equipe de trabalho conta, ainda, com a colaboração de Médicos Veterinários especializados na fauna silvestre, Polícia Ambiental e Prefeitura Municipal de Realeza.
A equipe do SAAS-UMV atua somente quando animais silvestres são encaminhados por órgãos oficiais, como por exemplo, a Polícia Ambiental. Os atendimentos são gratuitos, em razão da natureza do projeto e da sua importância para a preservação e conservação do meio ambiente.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo