Publicado em: 03 de maio de 2013 16h05min / Atualizado em: 10 de abril de 2017 14h04min
Com o objetivo de enriquecer a região em seu aspecto cultural, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo o Projeto de Extensão "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde". As aulas iniciaram ainda no mês passado, no Ginásio Municipal de Esportes do bairro João Paulo, em Realeza. Cerca de 20 pessoas, crianças e adolescentes, estão participando da atividade que não envolve apenas jogar capoeira, mas também apresenta a história, a música e os instrumentos dessa manifestação cultural.
Segundo o professor Julio Trevas, o objetivo principal do projeto é fomentar discussões sobre as questões étnico-raciais, preconizadas na educação básica. “Em cada encontro, além dos movimentos que se utilizam na roda de capoeira, vamos trazer outros elementos, como as músicas, os estilos, os aspectos histórico-culturais de como a capoeira surgiu e como é desenvolvida”, explica.
Entre os participantes do projeto estão Luis Vitor Marsaro Guimarães, de 8 anos, e a irmã, Julia Paola, de 10 anos, que sempre mostram aos pais o que aprenderam nas aulas, como conta a mãe do casal Marizete. “Achamos a proposta do projeto interessante, porque o foco não é só o jogo da capoeira, envolve o trabalho da história, da arte, da música, toda uma diversidade de elementos, o que é muito importante para educação e disciplina”, avalia.
As aulas do Projeto de Extensão "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde" são realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30min, no Ginásio Municipal de Esportes do bairro João Paulo.
O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação de Realeza e do grupo de Capoeira Geração Sul, de Pato Branco. A coordenação dos trabalhos é do professor Emerson Martins, tendo como componentes da equipe os professores Julio Trevas e Renata Orlandi.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo