Publicado em: 11 de junho de 2014 12h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min
O Projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde", da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, passou a atender também crianças e adolescentes do município de Santa Izabel do Oeste. Com pouco mais de um ano de existência, o projeto tem como objetivo fomentar discussões sobre as questões étnico-raciais, preconizadas na educação básica, além de apresentar o jogo de capoeira, a história, a música e os instrumentos dessa manifestação cultural.
Cerca de 15 crianças e adolescentes estão inscritos para participarem das aulas, que são realizadas sempre às terças-feiras, no horário das 17h às 18h30min, na Academia da Saúde. A seleção dos participantes foi feita por meio do Núcleo de Apoio da Saúde Familiar (NASF), vinculado ao Centro Cultural da Juventude de Santa Izabel do Oeste. “As crianças e os adolescentes foram selecionados por uma equipe pedagógica. São alunos que estão em vulnerabilidade social ou que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem”, explica a educadora física do NASF, Rafaela Pasquali.
Em Realeza, o projeto cultural é realizado às segundas-feiras, no horário das 17h às 18h30min, no Pavilhão do Jardim Primavera. Aproximadamente 25 crianças e adolescentes participam das aulas.
O projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde" é coordenado pelo professor, Julio Trevas, com a colaboração dos professores Emerson Martins e Renata Orlandi. Também participam como bolsistas acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Edenilson de Souza (9ª fase), Douglas Saggiorato (9ª fase), Marlon Nardi Molon (9ª fase) e Luana Carolina Gregolin (3ª fase). O projeto conta ainda com apoio da Prefeitura de Realeza, de Santa Izabel do Oeste e do Grupo Arte e Manha, de Dois Vizinhos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo