Publicado em: 21 de junho de 2013 13h06min / Atualizado em: 05 de abril de 2017 13h04min
Com a proposta de contribuir com a formação dos professores das redes municipais de ensino da região, o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo o Projeto de extensão "Formação de professores em alimentação e nutrição para o Ensino Fundamental nas escolas municipais da mesorregião de Capanema". Na noite de quinta-feira (20), cerca de 20 professores da cidade de Capitão Leônidas Marques participaram do curso, no auditório do Campus.
Integrando o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), o projeto é composto por quatro oficinas, que abordam temas como promoção da alimentação saudável, guias alimentares, fast-food, alimentos industrializados, transversalidade no ensino de português e matemática, qualidade da alimentação, higiene, cultura e alimentos regionais. A carga horária da formação totaliza 8 horas.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cassiani Gotâma Tasca, a formação de professores em alimentação e nutrição foi baseada a partir de um projeto de iniciação científica feito em 2011, pelos professores do curso de Nutrição da UFFS. “Nesse estudo analisamos o conteúdo dos livros didáticos do ensino fundamental das escolas municipais de Realeza e também fizemos entrevistas com professores da rede. O que percebemos foi a ausência de formação na área nutricional”, explica.
Além de atender aos professores do município de Capitão Leônidas Marques, o projeto já foi ministrado nas cidades de Realeza e Pranchita. “Nossa intenção é levar a formação para outros municípios que compõem a mesorregião de Capanema. Para isso, ainda estamos estabelecendo parcerias com as Prefeituras da região”, comenta Cassiani.
Outros objetivos do projeto são promover a interação entre Universidade e comunidade e oportunizar aos acadêmicos do curso de Nutrição a vivência com a prática profissional, já que são eles os responsáveis por ministrarem os conteúdos aos professores da rede municipal de ensino. Participam do projeto as estudantes da sétima e quinta fase do curso: como bolsistas, Cristyiane Santini e Bruna Martini, e como voluntárias, Maiara Gambatto, Daiane Silva e Mayara Heilmann.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo