Publicado em: 13 de maio de 2014 10h05min / Atualizado em: 16 de março de 2017 07h03min
om o objetivo de preparar alunos do ensino fundamental de Realeza para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve um projeto de extensão que envolve acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura de Física e Ciências Biológicas. O projeto que chega a sua terceira edição neste ano promove oficinas de astronomia, astronáutica e energia sugeridas pela OBA, além de revisões com aplicações de simulados.
O Projeto de Extensão “Curso Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia - Ensino Fundamental” atende ao Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, com a participação de 10 alunos do nono ano do ensino fundamental.
Coordenado pelo professor Eduardo Almeida, o projeto fomenta uma parceria importante entre a universidade e a escola. “Os acadêmicos que participam dessa preparação dos alunos da escola pública estão aprimorando os seus conhecimentos, tanto na parte específica das disciplinas quanto na prática à docência, importante para a sua formação como licenciando. Por outro lado, a universidade colabora e interage com a escola, fornecendo-lhes apoio didático e influenciando na melhoria do ensino básico”, argumenta Almeida.
O resultado já é notado no Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, conforme explica a professora, que também participa do projeto Marlene Stanger Della Giustina. Segundo ela, na edição de 2013 da Olimpíada, o aluno Júlio Pinheiros So, que estava no sexto ano, levou a medalha de bronze. Além disso, o colégio também recebeu diversos materiais didáticos. “Esse projeto é um incentivo para os alunos. Eles demonstram muito interesse por astronomia e alguns dizem que querem ser astronautas”, comenta.
Também são desenvolvidas oficinas práticas, como a observação do céu noturno, com o auxílio de telescópios. Nessa atividade os participantes podem observar as constelações, a Lua e os planetas, como Marte, Júpiter e Saturno. Entre outras práticas estão também a fabricação e o lançamento de foguetes com garrafas PET, a simulação de eclipse lunar, o movimento aparente dos astros e a fabricação de relógio solar.
O projeto conta ainda com a colaboração da professora da UFFS – Campus Realeza, Viviane Scheibel de Almeida, e das bolsistas Flavia Luane Rommel (Física) e Maiara Vissoto (Ciências Biológicas).
Sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e envolve alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo