NAP Campus Realeza desenvolve Programa de introdução à universidade para novos docentes
Nas reuniões, são apresentados o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o histórico da UFFS, a estrutura organizacional da instituição, o estágio probatório, os editais de pesquisa e extensão, entre outros temas relacionados à vida docente.

Publicado em: 01 de julho de 2013 15h07min / Atualizado em: 05 de abril de 2017 13h04min

Com o objetivo de recepcionar, ambientar e orientar os novos docentes quanto ao funcionamento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e às práticas didático-pedagógicas na instituição, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Realeza criou o “Programa de introdução à universidade para novos docentes”. Por enquanto, são realizadas reuniões de acordo com o ingresso de novos docentes, entretanto, para o próximo semestre, serão criados quatro módulos de atendimento.

Nas reuniões, são apresentados o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o histórico da UFFS, a estrutura organizacional da instituição, o estágio probatório, os editais de pesquisa e extensão, entre outros temas relacionados à vida docente.

“Esse programa foi criado para auxiliar o docente que ingressa na UFFS na compreensão de encaminhamentos específicos, já que os princípios e processos são diferentes em cada instituição de ensino superior”, destaca a professora Cristiane de Quadros, integrante do NAP - Campus Realeza.

Atualmente, são realizadas reuniões para o atendimento de novos docentes, de acordo com a demanda, mas para o próximo semestre serão criados quatro módulos, cada um com carga horária de três a quatro horas. “Nesses módulos vamos trabalhar o PDI e a educação popular, o Moodle e o portal do professor, base de dados e, por último, planejamento e avaliação na UFFS”, explica a professora Cherlei Marcia Coan, coordenadora do NAP Campus Realeza.

Sobre o NAP

Instituído pela Câmara de Graduação do Conselho Universitário (CGRAD/Consuni), por meio da Resolução nº 003/2011, o NAP está vinculado à Diretoria de Organização Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da UFFS e tem por finalidade ser um espaço institucional de apoio didático e pedagógico aos professores da UFFS, além de realizar a articulação para a formação docente.

Em Realeza, o NAP é formado pela coordenadora Cherlei Marcia Coan, a pedagoga Andréia Florêncio Eduardo e as professoras Renata Orlandi, Cristiane de Quadros e Denise Maria Sousa de Mello.