Publicado em: 17 de agosto de 2020 12h08min / Atualizado em: 17 de agosto de 2020 21h08min
Debater sobre a disseminação da Covid-19 no país, as pesquisas realizadas para compreender a evolução da doença e o trabalho de mulheres no enfrentamento à pandemia; estes serão os destaques da live promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento on-line será realizado no dia 31 de agosto, às 19 horas, com transmissão pelo canal da Assessoria de Comunicação da UFFS - Campus Realeza, no YouTube.
Foram convidadas para abordar a temática pesquisadoras de reconhecimento nacional e internacional, entre elas a pós-doutoranda do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz-RJ) Raquel Martins Claro, que atua no monitoramento epidemiológico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Rio de Janeiro, e a biomédica e doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ingra Morales Claro, uma das pesquisadoras do Instituto de Medicina Tropical da USP que ajudou a sequenciar o genoma do novo coronavírus em apenas dois dias. A rapidez dos resultados obtidos pela equipe do instituto foi amplamente noticiada.
Também participarão da live as professoras da UFFS – Campus Realeza Dra. Jucieli Weber e Dra. Bárbara Tobaldini de Lima, que integram a Comissão de Enfrentamento Local da Covid-19 no Campus Realeza. As duas coordenaram atividades de extensão universitária promovendo campanhas de conscientização no município e nas redes sociais, auxiliando no monitoramento nas barreiras sanitárias, entre outros projetos relacionados ao combate da propagação do novo coronavírus.
De acordo com a mediadora do debate, Dra. Carla Zanelatto, professora do Campus Realeza, o objetivo do evento on-line é apresentar a trajetória profissional e pessoal de mulheres que estão fazendo a diferença no enfrentamento da Covid-19 e que atuam em universidades públicas do Brasil. “Esse é, sem dúvida, um grande momento para a UFFS, pois poderemos debater um assunto emergente que é a Covid-19 com estudiosas da USP, Fiocruz e da própria instituição. Isso também mostra o engajamento social e a preocupação do Campus Realeza, mais uma vez, em trazer inovação e visibilidade para a região Sudoeste do Paraná”, destaca.
Confirmar participação
Aos que desejam receber certificação, é necessário realizar inscrição pelo site: http://www.abre.ai/carlauffs. A transmissão será ao vivo, no dia 31 de agosto, às 19 horas, no canal da Assessoria de Comunicação da UFFS - Campus Realeza, no YouTube, e pode ser acompanhada por qualquer interessado. A participação é gratuita.
As temáticas evidenciadas serão a evolução e a disseminação epidêmica da SARS-CoV-2 no Brasil e do papel da vigilância nacional em saúde na pandemia. “Esse também é um evento para todos os profissionais que estão atuando no combate à doença e que desejam aprofundar seus conhecimentos. Por outro lado, daremos ênfase sobre a trajetória feminina na ciência, as inúmeras barreiras encontradas pelas mulheres e os avanços obtidos ao longo do tempo”, explica Zanelatto.
O diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, enfatizou a relevância do trabalho realizado pelas pesquisadoras e a importância do debate para a região. “É um orgulho para o Campus Realeza poder interagir com profissionais deste gabarito sobre um tema de tamanha relevância para o momento. Ocasiões como esta demonstram a preocupação e a seriedade com que temos enfrentado esta situação de pandemia tão difícil para a sociedade como um todo”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo