Publicado em: 25 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min
Com o objetivo de compreender e potencializar ações no campo da Educação em Ciências Naturais, professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza e Erechim criaram um grupo de pesquisa na área. O GPECieN reúne professores e acadêmicos das áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. O grupo abriga cinco linhas de pesquisa que envolvem formação de professores, processos de ensino-aprendizagem, propostas curriculares em Ciências, entre outras.
A intenção para desenvolver o GPECieN partiu da necessidade coletiva de procurar compreender a área das Ciências e a formação de professores, já que esse último é um dos objetivos dos cursos de graduação da UFFS. “Os cursos nessa área do conhecimento têm características, metodologias e epistemologia próprias, o que legitima a pesquisa nesse aspecto. Além disso, o grupo articula licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade em um movimento coletivo e cooperativo a respeito da docência em Ciências Naturais”, explica um dos líderes do grupo, professor Jackson Luís Martins Cacciamani.
Outro objetivo é contemplar projetos de pesquisa nas cinco linhas propostas. O primeiro deles é “A história da Educação Química no Brasil: Dos questionamentos de uma ciência à consolidação de grupos de pesquisa e seus estudos na área”, coordenado pelo professor Bruno dos Santos Pastoriza, também líder do grupo de pesquisa. “O GPECieN servirá como um guarda-chuvas de vários projetos, todos voltados para as áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática”, comenta.
Participam também do grupo os professores José Oto Konzen, Carlos Alberto Cecatto, Marcos Leandro Ohse, Cherlei Marcia Coan, Paula Vanessa Bervian, Danielle Nicolodelli Tenfen e Paulo Sérgio de Camargo Filho. Entre os acadêmicos estão Aline Dresch Bonfanti, Gleicieli Steinke, Dioni Angelin, Maiara Fantinelli, Edson Frozza, Raquel de Mello e Aline Mensh, todos do curso de Química.
Linhas de pesquisa:
Formação de Professores de Ciências Naturais
Procura compreender a formação acadêmico-profissional de professores de Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática), bem como proporcionar uma articulação da escola com a universidade, entendendo também a escola como espaço de formação de professores e produção de conhecimento. A pesquisa acerca da prática pedagógica encontra-se como uma categoria desse processo de formação, bem como a linguagem.
História e Epistemologia das Ciências Naturais
O foco é no trabalho de pensamento acerca da constituição das Ciências e sua presença no contexto do ensino escolarizado. A partir dela, enfocam-se os aspectos históricos e sua articulação com a produção de conhecimentos na área e os processos, estratégias, recortes e aspectos gerais de seu ensino a partir de uma visão ampliada da Ciência. Tais discussões pautam-se tanto em retomadas e discussões históricas, quanto em abordagens da epistemologia.
Modelagem Matemática nas Ciências
Tem o objetivo de proporcionar situações de apropriação dos conceitos matemáticos por meio de modelos que potencializem a compreensão dos conceitos físicos, químicos e biológicos. A modelagem matemática é uma ferramenta para explicar conceitos matemáticos que se fazem presentes nas demais áreas do conhecimento, principalmente nas Ciências Naturais.
Processos de Ensino e Aprendizagem das Ciências
Essa linha de pesquisa procura compreender de forma mais intensa os processos de ensino e de aprendizagem das Ciências Naturais, articulando, assim, a formação acadêmico-profissional de professores com a produção de currículo. A proposição de planejamento e desenvolvimento coletivo de propostas metodológicas inovadoras é a intenção do grupo, bem como procurar entender a produção de sentidos dos alunos às diferentes representações científicas e matemáticas ancoradas na ciência semiótica.
Propostas curriculares e a Educação em Ciências
O objetivo é entender a constituição do currículo na escola, bem como o seu pensamento em esferas governamental, política e econômica. Buscam-se confluências históricas e suas relações com as seleções e as exclusões de conteúdos (livros didáticos). Problematizam-se o ensinar e o aprender frente a um contexto de diferentes épocas que delimitam os enfoques e as ações, investigando os documentos sistematizadores e sua relação com o desenvolvimento do currículo na escola.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo