Publicado em: 02 de maio de 2012 11h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2017 14h05min
No último dia 24 de abril o Curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza promoveu nas dependências da instituição o primeiro encontro de uma série de debates que serão realizados ao longo de 2012 sobre o Curso de Nutrição da UFFS.
Nesse primeiro encontro intermediado pela coordenadora do curso Camila Rossi ocorreu às palestras com os professores José Oto Konzen com tema “Domínios Formativos da UFFS” e com a professora Rozane A. T. Bleil com o tema “PPC do Curso de Nutrição”. Ao final do evento foi aberto espaço para os acadêmicos do curso tirarem dúvidas, darem sugestões, emitirem reclamações e alternativas de melhora para o curso.
O professor José Oto em sua fala tratou de abordar os elementos formativos que o Curso deve contemplar. Inicialmente fez uma reflexão sobre o que é Universidade e por que as pessoas que vivem na região de abrangência da UFFS reivindicaram a implantação de uma instituição com essas características. Nessa linha de pensamento o professor expôs aos alunos a aposta do poder público em interiorizar o ensino superior e consequentemente contribuir para sanar problemas que a sociedade local enfrenta. Ainda durante sua fala o professor destacou a importância de pensar um projeto pedagógico de forma integrada, onde todos os envolvidos possam ajudar no processo de criação de um currículo que contemple os domínios comuns e conexos.
Já a professora Rozane tratou especificamente do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição. Primeiramente ela fez um resgate histórico dos primeiros dois anos de existência do Curso na UFFS. Confidenciou toda a sua angústia, pois foi a encarregada de produzir o Projeto Pedagógico quando só havia ela de especialista na área de nutrição. Agradeceu o apoio dado pelos técnicos, alunos e professores de outros cursos que auxiliaram na construção do documento atual. Porém, ela destacou que nessa primeira versão o projeto pedagógico, mesmo tendo o apoio de pessoas não especializadas na área de nutrição foi elaborado seguindo as normas regidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que fundamentam o Curso.
Para encarar os desafios de reformular o projeto, deixá-lo mais coerente com a realidade local e adaptar-se as DCNs, a professora Rozane destacou a necessidade da participação dos acadêmicos na elaboração de propostas, por isso a ideia de promover o ciclo de debates. Participaram do evento cerca de 60 pessoas entre eles, docentes, alunos e técnicos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo