Publicado em: 09 de novembro de 2021 15h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2021 17h11min
O Conselho do Campus Realeza, durante a 10ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (8), aprovou moção de repúdio conta a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo atraso no pagamento de bolsas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).
A moção de repúdio do Conselho do Campus Realeza soma-se às moções aprovadas pelo Conselho Universitário da UFFS (Consuni) e Conselho Estratégico Social e à nota de repúdio do Campus Erechim tendo em vista a necessidade da urgência dos pagamentos das bolsas aos pibidianos e residentes.
Íntegra da MOÇÃO Nº 3/CONSC RE/UFFS/2021
“O Conselho do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em defesa dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), vem a público repudiar o atraso no pagamento das Bolsas dos Programas, pelas quais a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável.
Nos programas, docentes e discentes participam como residentes, pibidianos, supervisores, preceptores, orientadores, coordenadores e voluntários.
Devido à pandemia de COVID-19, os integrantes tiveram que se adaptar à nova realidade educacional de ensino remoto. No entanto, o trabalho formativo continuou sendo desenvolvido, muitas vezes em condições estruturais difíceis e que demandam maior aporte financeiro.
A despeito dessas dificuldades, todos os participantes têm cumprido suas incumbências de acordo com o exigido pelos regulamentos dos referidos programas. O atraso nos pagamentos afeta principalmente os estudantes que utilizam as bolsas para arcar com necessidades básicas (água, luz, alimentação e moradia) e para pagar despesas com tecnologias de acesso à internet, para além de outras que já fazem parte do contexto de um estudante, mesmo de instituição pública de ensino. Afeta ainda a formação dos estudantes, permanência nos cursos e precariza ainda mais o trabalho formativo.”
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