Publicado em: 07 de novembro de 2013 11h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min
Com objetivo de formar uma rede de conversas entre licenciandos, professores da Universidade Federal da Fronteira (UFFS), professores da Educação Básica e demais atores interessados pelos processos de ensinar e de aprender, o Campus Realeza está promovendo o “Ciclo de Debates das Licenciaturas: das narrativas à construção de memórias de futuro". A abertura ocorreu na noite de quarta-feira (06), com a palestra do professor José Kuiava (Unioeste – Cascavel). O evento está vinculado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas.
Durante a palestra, o professor convidado lançou várias provocações, sem a pretensão de construir respostas. Também citou a escola como lugar de construir compreensões e problematizações em conjunto, pensando sobre a vida e não apenas a partir de conteúdos limitados às áreas do conhecimento.
Para o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, o exercício de abordar de forma reflexiva o que diz respeito da ação docente qualifica ainda mais a atividade. “A ideia é que os processos educativos se compreendam melhor nas suas complexidades, entendendo o público que temos, o contexto escolar, as histórias e as dificuldades, além da nossa própria trajetória. Assim, construímos nossa metodologia e ação”, salientou.
Sobre o andamento do evento, a professora Camila Caracelli Scherma, uma das coordenadoras, ressaltou que desde o início o trabalho realizado foi coletivo, cooperativo, conjunto e dialógico, o que têm se mantido durante o evento. “Nas rodas de conversas o diálogo e a polifonia prevaleceram, sendo um momento que construímos compreensões sobre as licenciaturas, o papel do professor, da escola, sobre tudo sobre a própria vida”, detalhou.
A finalização do evento propõe três temas de conversas: “Alteridade e singularidade: elegendo o fluxo de movimento na sala de aula”; “A epistemologia da prática docente: produção de conhecimento na articulação entre a escola de Educação Básica e a Universidade”; “A linguagem como categoria fundante da formação de professores”.
Além de promover o debate, o evento também traz a proposta de construir narrativas a partir da vivência dos participantes sobre as situações de ensinar e de aprender. Os relatos podem ser enviados pelo blog do evento: ciclodebates.blogspot.com.br/, onde serão publicadas posteriormente.
O evento é organizado pelos pelos professores da UFFS – Campus Realeza Cristiane de Quadros, Paula Vanessa Bervian, Jackson Cacciamani, Bruno Pastoriza e Camila Caracelli Scherma, com a colaboração das professoras Cherlei Coan e Cleusa Ziessman.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo