Publicado em: 30 de maio de 2017 15h05min / Atualizado em: 30 de maio de 2017 17h05min
O Coletivo PermaBIO da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está desenvolvendo uma nova ação de sustentabilidade com a reciclagem de resíduos, como esponjas de limpeza de uso doméstico e escovas de dente, materiais considerados muito difíceis de serem reciclados. A iniciativa conta com a parceria da TerraCycle, uma empresa com vários programas de reciclagem financiados por marcas, empresas e varejistas ao redor do mundo.
O primeiro ponto de coleta foi instalado no Saguão do Bloco A, no Campus Realeza, mas o objetivo é ampliar, em breve, os pontos de coleta, contando com a colaboração de escolas e do comércio. "O Grupo de Estudos do Coletivo PermaBIO acredita que esse projeto simples tem um enorme potencial para reduzir o impacto ambiental em Realeza, redestinando itens que iriam para o aterro", destaca um dos integrantes do grupo, João Paulo Gollner Reis.
Além de esponjas e escovas de dente, outros materiais de difícil reciclabilidade serão coletados: lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores, marca-textos, tubos de pasta de dente e as embalagens destes materiais, não importando a marca. Recomenda-se que o material esteja limpo e seco para o descarte.
A ideia de fazer a reciclagem desse tipo de material surgiu de programas de coleta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que também tem parceria com a TerraCycle. "Observamos o trabalho que é feito nessa instituição e propomos fazer o início das coletas na região por ser um programa simples e sem nenhum custo, condizente com as temáticas abordadas no grupo de estudo em Permacultura", comenta Reis.
Os valores arrecadados com a reciclagem dos materiais variam para cada tipo de programa de coleta, sendo destinado a Associação dos Melhores Amigos dos Animais (AMAA) de Realeza. "Para a escolha da entidade beneficiada, definimos que ela deveria ter uma forte ação na cidade de Realeza e que a instituição tivesse ações condizentes com os princípios da Permacultura. No caso, ao cuidar dos animais de rua e/ou em situação de risco, a AMAA age sobre a saúde pública local", explica Reis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo