Publicado em: 26 de agosto de 2014 12h08min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min
Após o recesso letivo, o Cinedebate da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza retoma as atividades com o Ciclo Temático sobre o "Poder da Arte", série produzida pela BBC e apresentada por Simon Schama. As sessões são realizadas semanalmente às segundas-feiras, das 17h às 19h, na sala 207, do Bloco A. O objetivo é propiciar à comunidade acadêmica e externa momentos de formação e de discussão.
A primeira sessão, realizada nessa segunda-feira (25), apresentou o pintor italiano Caravaggio, conhecido como um dos primeiros grandes representantes da arte barroca. Evitando utilizar o método padrão de fazer cópias de velhas esculturas, o artista passou a pintar diretamente sobre a tela sem antes esboçar. Também usou pessoas da rua como modelos. Em seus quadros é marcante o uso de sombra e luz, além do impacto realista.
O debate foi conduzido pelo professor Marcos Beal, que ressaltou a importância de abordar as questões de beleza e de padrões estéticos modernos desde o renascimento até a arte contemporânea. “Isso nos permite ter uma visão mais qualificada sobre o significado das produções artísticas atuais”.
A séria "Poder da Arte" é composta por oito episódios, entretanto serão exibidos pelo Cinedebate quatro deles, iniciando com Caravaggio. Na sequência serão exibidos Jacques-Louis David (dia 01/09), Van Gogh (dia 08/09) e Rothko (dia 15/09). As sessões são realizadas sempre das 17h às 19h, na sala 207, do Bloco A. O formato dessas sessões é de grupos de estudo e/ou minicursos, com certificação para os participantes.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo