Publicado em: 19 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min
Os “Caminhos da Linguagem” estão em evidência na 3ª Semana Acadêmica de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A abertura do evento foi realizada na noite dessa quinta-feira (19), com uma apresentação artística do Grupo teatral La Broma. A terceira edição do evento encerra-se no sábado (21). Nesse período, os acadêmicos participarão de apresentações de trabalhos, oficinas e debates acerca das áreas de linguística, ensino das línguas portuguesa e espanhola e respectivas literaturas.
A coordenadora do curso, professora Sabrina Casagrande, enfatizou a importância da participação dos acadêmicos no evento, pois além de novos conhecimentos também promove a integração. “A linguagem não é um tema restrito à linguística, e nessa Semana Acadêmica teremos várias linguagens: a verbal e a não-verbal. A linguagem perpassa tudo o que discutimos em sala de aula. É importante participar e aproveitar”, ressaltou.
A maioria dos participantes do evento são do próprio curso de Letras, de acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Letras Machado de Assis, Eduardo Alves dos Santos, membro da equipe de organização. “Entre inscritos para a apresentação de trabalhos e ouvintes, temos a participação de aproximadamente 90 pessoas. Era o número esperado, visto a quantidade de acadêmicos do curso”, comentou.
No primeiro dia de debates, os estudantes participaram de uma mesa-redonda com o tema “Análise do discurso e ensino de línguas”, tendo como integrantes as professoras Luciana Iost Vinhas (UFFS/ Realeza) e Carolina Fernandes (UNIPAMPA/ Bagé-RS).
Na sexta-feira (20), a partir das 19h, a professora Maria Natalia Ferreira Gomes Thimóteo (UNICENTRO) profere a palestra “Ler: Verbo intransitivo?”, com a proposta de fazer uma reflexão sobre o ato de ler. Em seguida, mais uma mesa-redonda com o tema: “Variação linguística e ensino”, com os professores Clóvis Alencar Butzge, Marcela Langa Lacerda Bragança e Sabrina Casagrande.
Além disso, estão programadas sete oficinas que envolvem educação inclusiva, intertextualidade, literatura portuguesa, uso de dicionários, análise de materiais didáticos em língua espanhola, edição de vídeos e leitura de imagens.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo