"Bem-estar animal” é tema de conscientização em instituições de ensino de Realeza
A atividade de conscientização está inserida no projeto de extensão “Bem-Estar Animal: a Educação, a Ciência e os Valores”, coordenado pela professora Denise Maria Sousa de Mello, com a colaboração dos professores Susana Regina de Mello Schlemper e Valfredo Schlemper.

Publicado em: 01 de abril de 2014 09h04min / Atualizado em: 16 de março de 2017 08h03min

Com objetivo de promover a conscientização sobre a importância do bem-estar animal, o grupo de estudos relacionados ao tema da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está visitando escolas do município. Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária e de Nutrição que participam do grupo orientam crianças e adolescentes sobre os direitos às liberdades dos animais.
 

Inicialmente, as visitas estavam agendadas para o mês de fevereiro, mas em razão das férias o trabalho iniciou no mês de março. Já foram visitados o Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo e Colégio Real, além das Escolas Municipais Independência, Menino Jesus e, por último, na tarde de segunda-feira (31), a Escola Municipal Santo Antônio. Os próximos serão: Escola Tesouro Encantado, Centro Juvenil, Colégio Estadual Doze de Novembro e Escola Estadual João Paulo II.

A atividade de conscientização está inserida no projeto de extensão “Bem-Estar Animal: a Educação, a Ciência e os Valores”, coordenado pela professora Denise Maria Sousa de Mello, com a colaboração dos professores Susana Regina de Mello Schlemper e Valfredo Schlemper. Também participam do grupo 10 acadêmicos, sendo dois bolsistas e outros oito voluntários dos cursos de Medicina Veterinária e Nutrição.

De acordo com a coordenadora do trabalho, o objetivo do projeto foi consolidar a construção do conceito de bem-estar animal nas escolas da rede pública municipal, estadual e particular. “Acreditamos que a educação é a maneira mais eficiente de informar, mudar hábitos, valores e transformar as pessoas em difusoras de conhecimento e em vigilantes ativos”, salienta Denize.

Atualmente, o grupo de estudos conta ainda com mais dois projetos de pesquisa “O bem-estar animal na percepção de produtores de leite da agricultura familiar do município de Realeza-PR” e “Bem-estar animal: avaliação das cinco de liberdades em gado de leite da agricultura familiar no município de Realeza-PR”.