Publicado em: 19 de novembro de 2014 15h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu uma atividade cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O evento, realizado na noite desta terça-feira (18), contou com apresentações musicais e uma grande Roda de Capoeira, considerada um bem cultural registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Iphan).
O evento foi promovido pelo Projeto “Diversidade na UFFS: identidades em foco”, em parceria com o curso de Ciências Biológicas. O objetivo do projeto é promover discussões com a comunidade acadêmica e externa sobre as “diferenças”, as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e sobre as pessoas com deficiências.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristiane de Quadros, as universidades e demais ambientes escolares estão mais comprometidos em resgatar a história e a importância da cultura africana no país. “Em vários momentos tentamos promover o debate e a reflexão sobre essa nossa formação cultural e o que isso representa nos diversos espaços”, explica.
A abertura do evento foi conduzida pelos integrantes do Projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde", coordenado pelo professor Julio Trevas. O público foi chamado para formar uma grande Roda de Capoeira. A partir disso, foi mostrado o canto, o toque dos instrumentos, as diferentes gingas, alguns golpes, todo o jogo e a brincadeira, símbolos da herança africana.
Logo após, o grupo do Conservatório Musical de Realeza fez um show de flautas. Uma homenagem aos professores e demais servidores da Instituição.
Ao final, foi a vez do grupo musical Villaca Trio encerrar as apresentações com afro-samba, afro-rock, MPB e Bossa Nova. O grupo se inspira na vertente da música afro-brasileira, trazendo composições populares de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros grandes nomes da música. O grupo cria novos arranjos para as composições que não trazem essa proposta. O Villaca Trio é formado pelo percussionista Valter Ferreira de Souza (Pacato), o baixista Kristopher Venze Nogueira, o saxofonista Carlos César Pires (Samurai) e a cantora Tays Villaca.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo