Publicado em: 13 de novembro de 2017 14h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 14h11min
Com mais de 150 inscritos, encerrou-se, na última quinta-feira (9), o II Congresso Internacional de Memórias & Formação Docente, o qual foi promovido pelo Campus Realeza. A finalização das atividades aconteceu com a apresentação de 72 trabalhos sobre educação, ética, memória, inclusão, diversidade, entre outros temas. Iniciado no dia 8 de novembro, o evento trouxe uma série de debates abordando aspectos da formação docentes em diferentes espaços.
A abertura oficial do evento abordou o processo de formação no contexto de fronteira, sendo convidados professores brasileiros e argentinos para a palestra. Os professores trouxeram um pouco de experiência profissional, refletindo sobre os fundamentos teóricos e as práticas voltadas ao processo educacional no Brasil e na Argentina. Os professores André Castanha (Unioeste – Francisco Beltrão), Gabriela Backes (Instituto Privado de Estudios Superiores – Oberá – Misiones), e Edemar Rotta (UFFS – Cerro Largo) participaram do debate, o qual foi mediado pelo professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.
Professora Gabriela Backes, de Misiones, falou sobre o ensino da língua portuguesa na Argentina. UFFS/Ariel Tavares
Além de acadêmicos da UFFS e outras instituições, o evento contou ainda com a participação de professores e alunos da Educação Básica, em especial no debate sobre alfabetização e letramento. Foram convidadas para palestras a professora Rejane Cavalheiro (UFSM – Santa Maria) e a pedagoga Andreia Florencio Eduardo, a mediação foi feita pela professora Márcia Adriana Dias Kraemer.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa "(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores" (TRIPEC) e pelo Centro Acadêmico de Letras, o evento cumpriu os objetivos tanto na participação dos debates, como nas apresentações de trabalhos. "Nossa ideia é sempre ampliar o número de atividades, pois já fizemos isso nessa segunda edição. Outra intenção é que o Congresso seja bianual, sendo assim trabalharíamos para trazermos mais palestras e oficinas", destacou um dos organizadores professor, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo