Publicado em: 09 de fevereiro de 2015 17h02min / Atualizado em: 06 de março de 2017 17h03min
Na última sexta-feira (06), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza reuniu professores brasileiros e argentinos integrantes do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF). O grupo formado por aproximadamente 50 pessoas participou do 3º Encontro Intercultural do Programa. O evento é fundamental para articular as ações que serão desenvolvidas no PEIF em 2015, além de ofertar capacitação aos participantes.
Na quinta-feira (05), foram feitas reuniões técnicas com a equipe do Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PROPEIF). As atividades culminaram no encontro de sexta, quando ocorreram palestras de formação e oficinas.
Durante o evento, foram abordados conteúdos sobre a contextualização do PEIF, a metodologia de trabalho por projetos de aprendizagem, o contexto histórico da Fronteira, além de oficinas sobre “Nutrição, alimentação e interculturalidade” e “Corpo, metodologia, encenação e ato de contar”. Foram convidados para ministrar os temas os professores Francisco Ferreira Vilela e Gicelma Chacarosqui, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Cassiani Tasca (UFFS/Realeza), e a escritora da Academia Cascavelense de Letras, Maria Aparecida Palma.
Sobre o PEIF e o PROPEIF
Criado em 2005, pelo Ministério da Educação, o Programa Escola Intercultural de Fronteira tem o intuito de promover o intercâmbio entre professores dos países do Mercosul. O Programa é desenvolvido em escolas brasileiras na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O objetivo é promover a integração regional por meio da educação intercultural, considerando contextos multilíngues ou bilíngues existentes nas fronteiras.
Dentro do PEIF, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve o Projeto do Curso de Formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PROPEIF), que promove o assessoramento das escolas de fronteira, ofertando formação continuada aos professores participantes que desenvolvem as atividades de intercâmbio.
O PROPEIF atua nas escolas brasileiras Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira (SC), e Escola Municipal Pedro dos Santos, de Santo Antônio do Sudoeste (PR). Do lado argentino, na Escuela de Frontera Nº 604, de Bernardo de Irigoyen e Escuela de Jornada Completa Nº 612, de San Antonio.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo