Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff entregou 29 retroescavadeiras aos prefeitos da região Oeste e Sudoeste do Paraná.
O procedimento consistirá no preenchimento de um requerimento junto à Secretaria Acadêmica, através de formulário próprio.
Durante a reunião foi apresentado o processo de expansão dos cursos da UFFS para 2013, o cronograma de obras em andamento e das futuras edificações, projetos de extensão e a possibilidade de criar um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos no Paraná, projeto apresentado ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e que será desenvolvido pelos campi Realeza e Laranjeiras do Sul.
O reitor em exercício também visitou os 35 laboratórios didáticos, que estão divididos em três pavilhões. As obras no local devem ser finalizadas nos próximos meses.
Além da entrega das cestas, as crianças tiveram uma manhã toda de diversão, brincando na cama elástica, na piscina de bolinhas e participando da pintura facial.
Para atual coordenadora do curso, professora Camila Elizandra Rossi, os temas abordados na 1ª Jornada Acadêmica de Nutrição envolvem duas grandes áreas de atuação do nutricionista: a saúde coletiva e a nutrição clínica.
A seleção nacional foi acirrada, como explica a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFPR, Suelen Boschen. “Tivemos muitos inscritos das regiões Nordeste, Norte, alguns poucos da região Sudeste e também do Norte paranaense”, detalha.
Entre os temas apresentados, estão palestras sobre prevenção e tratamento cardiovasculares, nutrição clínica hospitalar, bancos de leite, segurança alimentar e agricultura familiar, além de dois minicursos sobre amamentação e educação nutricional para crianças, visando a confecção de materiais didáticos.
Os estudantes irão apresentar os trabalhos em comunicações durante o evento. Entre os temas estão estudos sobre escritores portugueses consagrados, como Fernando Pessoa e José Saramago, produção e interpretação textual e ensino da língua espanhola.
A comissão organizadora do evento apostou na diversidade de temas e palestrantes, trazendo profissionais de outras instituições de ensino superior, buscando evidenciar outras realidades na área de atuação da Medicina Veterinária.
As apresentações foram feitas de forma lúdica - os estudantes fizeram teatros, vídeos, jograis, entre outros.
O setor promoveu diversas atividades diferenciadas em 2012, com o objetivo de aprimorar o desempenho acadêmico, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e prevenir situações de repetência e evasão.
A abertura da 1ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária contará com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, Eliel de Freitas. Além disso, serão ofertados seis cursos de curta duração nas áreas de avicultura, animais silvestres, suinocultura, oncologia e saúde pública.
A turma de dez alunos do quarto ano aprendeu a fazer uma “pizza almofadinha”, uma receita saudável, que leva vários tipos de legumes, como cenoura e abobrinha, além de milho e ervilha.