Publicado em: 25 de maio de 2017 13h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2017 14h05min
Até domingo (28) ocorre treinamento que objetiva capacitar profissionais para o tratamento da enfermidade do Pé Torto Congênito (PTC) pelo professor do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, Jung ho Kim. A iniciativa é ofertada através de uma parceria entre o Rotary Club, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Segundo o coordenador do projeto, Dr. Jung Ho Kim, o PTC tem origem desconhecida e faz com que os bebês nasçam com um ou ambos os pés virados para dentro. “Isso ocorre porque a estrutura da parte de dentro do pé, nessas pessoas, é mais rígida do que a de fora e, por isso, os pés ficam curvados. O tratamento para essa doença pelo método Ponseti, apresentado no treinamento, é simples e altamente eficaz, consistindo basicamente na utilização de gessos seriados, um pequeno procedimento ambulatorial e a utilização de órteses por algumas horas por dia, para manutenção, por um período determinado. Esse método é muito mais barato e possui resultados melhores do que o cirúrgico”, afirma Kim.
O treinamento teve início na quarta-feira (24) pela manhã, com apresentação do Programa nacional e o papel do Rotary neste projeto seguido da apresentação da “Associação Primeiro Passo”, e finalizando com uma palestra do professor Jung Ho Kim sobre “Como deve ser uma órtese de abdução para o tratamento do pé torto”. À tarde foi realizado workshop com os presentes.
Hoje (25) as atividades ocorrem no ambulatório da UFFS e HSVP, com atendimento a pacientes e discussão de casos. Os treinandos tiveram a oportunidade de avaliar pacientes de 0 a 15 anos em tratamento de PTC e ainda casos de pacientes com indicação de início do tratamento.
Para amanhã estão previstas atividades no HSVP para atendimento a pacientes e discussão de casos.
A atuação do Rotary
Na tentativa de erradicação dessa enfermidade no Brasil, rotarianos do Estado de São Paulo apresentaram um projeto de subsídio global junto à Fundação Rotária, em conjunto com rotarianos dos Estados Unidos, e firmaram uma parceria com a Ponseti International Association (PIA) – Brasil, através da qual estão sendo organizados treinamentos do método Ponseti a médicos ortopedistas brasileiros.
A Fundação Rotária é um fundo para o qual qualquer pessoa pode doar recursos, os quais são destinados a clubes de Rotary do mundo inteiro, para a realização de projetos transformadores, que devem ser previamente estruturados e, posteriormente, deve-se prestar contas do que foi realizado.
Os treinamentos pelo Brasil já foram realizados em São Paulo e Salvador e agora ocorre em Passo Fundo, nos ambulatórios da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT). O objetivo do evento é erradicar o Pé Torto Congênito no país.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo