Publicado em: 03 de junho de 2019 10h06min / Atualizado em: 03 de junho de 2019 13h06min
O Campus Passo Fundo sediou, na sexta (31/05) e no sábado (1º/06), o Encontro Estadual de Educação Popular em Saúde e a Conferência Livre Nacional de Educação Popular em Saúde. Os eventos aconteceram no Bloco A do campus e contou com a participação de estudantes, comunidade acadêmica e palestrantes convidados.
Coordenado pela professora da UFFS, Vanderleia Pulga, os eventos são resultado do projeto "Educação popular, equidade e saúde: capacitação de mobilização de atores sociais para o fortalecimento do SUS", que tem o objetivo de discutir a educação popular e firmar o compromisso com a defesa do direito à saúde, do SUS, a defesa da vida e da participação cidadã.
A peça teatral "Auto da Miséria", representada pelo Grupo Ritornel, marcou a abertura da programação. A peça é uma fábula cômica de origem medieval, cujas raízes mais profundas assentam na forma do cordel e de outras manifestações literárias mais populares. Narra a trajetória de um simples homem do povo que consegue, após a passagem de Jesus Cristo na terra, três desejos. Dessa forma, o anti-herói, o Compadre Miséria, consegue enganar a todos, desde o Governador até as fantásticas figuras de Deus, do Diabo e até da Morte.
Logo após o momento protocolar com representantes de vários segmentos relacionados à Saúde e Educação, realizou-se a palestra "Elementos do Contexto Nacional e Internacional e as implicações na Saúde e na Educação", ministrada por José Ivo Pedrosa, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e os convidados Etel Matielo (representante dos trabalhadores do Ministério da Saúde) e Simone Leite Batista (Conselho Nacional de saúde).
Pela noite, houve a Conferência sobre "Saúde e Espiritualidade: Evidências científicas e os Diálogos com a Educação Popular em Saúde" no instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA.
No sábado pela manhã, ocorreu a mesa-redonda "A Política Nacional de Educação Pular em Saúde: atualidades e desafios", com a participação de Vera Dantas (Abrasco), Osvaldo Bonetti (Fiocruz), Luanda Lima e Michele Menezes (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – Aneps).
Pela tarde, finalizou-se o evento com a construção de propostas para a "16ª Conferência Nacional de Saúde: Saúde e Democracia", coordenado por Simone Leite (Conselho Nacional de Saúde) e Valdevir Both (Centro de Educação e Assessoramento Popular).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo