Publicado em: 20 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 20 de maio de 2019 17h05min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo sediou, dias 17 e 18 de maio, o XXI Congresso Gaúcho de Educação Médica. Neste ano, o congresso teve como temática os "Desafios da Educação Médica frente a Diversidade".
O objetivo do evento foi debater e criar propostas com atenção especial às dificuldades da educação médica na Graduação e Pós-graduação. Sendo promovidas mesas-redondas, fóruns e conferências, para se discutir as principais questões que envolvem a formação do médico.
O Congresso é uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) com a participação das universidades gaúchas que ofertam o curso de Medicina. A ABEM tem como missão desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população buscando o aprimoramento da Educação Médica.
Antes do evento, o Congresso ofertou vivências diversas na região, nas quais o participante pode conhecer de perto as características da população escolhida. Algumas vivências ofertadas foram Saúde da População Prisional, Saúde da população LGBT, Saúde no MST, Saúde Indígena e Saúde Quilombola.
Na sexta-feira (17), aconteceu a abertura do congresso no Campus Passo Fundo com apresentação cultural.
No sábado (18) pela manhã, mesas-redondas com o tema Saúde Mental do Estudante, Racismo Estrutural e Institucional e Prova de Residência Médica foram abordadas por profissionais e discentes de diversas partes, como UFFS, UPF, UFRGS, UFPEL, PUCRS, entre outras. Ainda foram realizadas algumas oficinas como Ligas Acadêmicas, Espiritualidade e Saúde, Ensino Médico a Alunos com Deficiência, Educação Médica em Áreas Rurais e Saúde do Imigrante.
Pela tarde, foram abordadas os seguintes temas: Abordagem Curricular de Saúde de Populações Negligenciadas; Extensão Universitária; Reforma Curricular no Internato; Abordagem de Corpo, Gênero e Sexualidade; Saberes e Práticas para além do Currículo Obrigatório e Exame de Ordem.
Durante todo o dia, houve apresentações orais sobre trabalhos científicos e relatos de experiência e e-poster com os eixos temáticos: Currículos e Estratégias de Ensino; Saúde Mental do Estudante, do Docente e do Médico; Residência Médica e Residência Multiprofissional; Cenários de Prática e Integração à Rede de Serviços de Saúde; Educação Interprofissional: A Diversidade no Contexto da Formação Médica; Mudanças na Formação Médica; Avaliação de Estudantes nos Processos de Ensino-aprendizagem; Arte-educação e Espiritualidade na Formação e Gestão Acadêmica e Desenvolvimento Docente.
Ao final foram premiados os melhores trabalhos apresentados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo