Publicado em: 09 de março de 2020 08h03min / Atualizado em: 17 de março de 2020 15h03min
A UFFS - Campus Passo Fundo promoveu, entre os dias 09 a 14 de março, o I Colóquio Internacional de Educação Popular e Saúde e Mobilização para o 14° Congresso Internacional da Rede Unida.
O evento foi realizado pelo projeto “Educação popular, equidade e saúde: capacitação e mobilização de atores sociais para fortalecimento do SUS” da UFFS - Campus Passo Fundo, com apoio do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
O Colóquio tem como objetivo congregar estudantes, professores, trabalhadores, conselheiros de saúde e comunidade usuária do SUS, para o aprofundamento sobre saúde, integralidade e equidade, considerando os contextos locais de saúde, a defesa do SUS e suas políticas.
O Evento mobilizou 600 inscritos e as atividades temáticas se desenvolvem no anfiteatro e em salas da Casa de Retiros e da Universidade de Passo Fundo.
A relevância do evento é a reflexão sobre a educação e a aprendizagem na saúde e a atuação profissional nos sistemas e serviços de saúde. Entre os temas tratados nas mesas, a educação para a saúde e a prevenção de doenças, a comunicação no sistema de saúde, as práticas pedagógicas populares e as diferentes estratégias que o sistema de saúde brasileiro utiliza para incorporar práticas tradicionais e saberes populares no cuidado, os desafios da saúde global e do Brasil, entre outros.
Entre os convidados presentes, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigato, o médico italiano Ardigo Martino, a médica boliviana Vivian Camacho, entre outros professores, pesquisadores, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde, residentes, estudantes, lideranças populares, comunitárias e sociais.
Na abertura, o debate foi da Saúde Global com convidados internacionais da Europa e América Latina, o aprofundamento da Educação Popular e Saúde com pesquisadores e referências nacionais e internacionais. No segundo dia, o aprofundamento dos direitos sociais, educação e saúde. Mais 100 trabalhos científicos foram apresentados refletindo experiências e pesquisas nos eixos temáticos da Educação, Trabalho, Gestão, Controle Social e Participação Popular. Além disso, foram lançados dois filmes de curta metragem sobre o Sistema Único de Saúde: “SUS em Defesa da Vida” e “SUS Pense”.
Nos dias seguintes, os temas que foram abordados são: Agroecologia e Saúde, Efeitos da Contaminação por Agrotóxicos na água, em anfíbios, abelhas, corujas e nos seres humanos; O SUS e os Sistemas Universais de Saúde; Interprofissionalidade e Formação dos Profissionais de Saúde; Educação Popular e Saúde nas Escolas.
No evento foram lançados ainda livros e Campanhas internacionais como a do Legado de Paulo Freire, das Sementes da Resistência e Internacional da Esperança.
O evento é promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, através do Projeto “Educação Popular, Saúde e Equidade: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais no Fortalecimento do SUS”, coordenado pela professora Vanderléia L. Pulga, em parceria com entidades locais. Regionais, do Brasil e de parcerias internacionais. Tem apoio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo