Publicado em: 17 de novembro de 2022 15h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2022 16h11min
Durante a manhã de sábado (12), a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo abrigou as atividades de treinamento específico para situações de evacuação em unidades de terapia intensiva (UTIs). O simulado foi uma iniciativa do 7º Batalhão de Bombeiro Militar e constituiu uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), UFFS, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas, de Passo Fundo.
Conforme os profissionais do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, o principal objetivo das atividades de simulação foi capacitar os profissionais de saúde nas situações de possível sinistro, bem como possibilitar o conhecimento das necessidades operacionais e aperfeiçoamento para atendimento de ocorrências de grande complexidade, como é o caso de incêndio em ambiente hospitalar nas UTIs.
Participaram do treinamento, aproximadamente, 100 pessoas, entre trabalhadores de saúde das entidades envolvidas e voluntários, além de estudantes dos cursos de Medicina da UFFS, IMED e UPF, com participação de viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conforme o coordenador administrativo da UFFS – Campus Passo Fundo, Bertil Levi Hammarstrom, “foram utilizados equipamentos e espaços físicos da Universidade, como leitos do Laboratório de Habilidades. A ideia foi de criar uma ambientação de situação de princípio de incêndio, para treinar as equipes utilizando os protocolos apropriados e definindo que prioridades devem ser seguidas nestas situações”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo