Publicado em: 05 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 05 de abril de 2017 00h04min
Na manhã de terça-feira (4) foi realizada reunião para debater a temática indígena na UFFS. A atividade foi promovida pela Direção do Campus e pela Comissão Local do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). O encontro foi realizado no Gabinete da Direção do Campus Laranjeiras do Sul.
Participaram da reunião, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, em exercício, Katia Seganfredo, os docentes integrantes do PIN – Campus Laranjeiras do Sul Fábio Pontarolo, Maria Eloa Gehlen e Luciana Henrique Da Silva, a pedagoga da UFFS – Campus Realeza, Andreia Florêncio Eduardo de Deus, o professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da CUIA estadual, Wagner Roberto do Amaral, e a professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e também integrante da CUIA, Eloá Soares Dutra Kastelic.
Conforme a diretora em exercício, Katia Seganfredo, “o objetivo da reunião foi dialogar sobre o processo de inserção e permanência dos povos indígenas na Universidade. Esse tema é delicado, porque admitir e implementar a garantia legal reconhecida aos povos indígenas especialmente na questão do Ensino Superior requer análise constante acerca das práticas do trabalho docente e, ainda, um repensar as condições históricas, culturais e as especificidades das relações indígenas”.
Segundo Seganfredo, “o professor Wagner traz uma contribuição ímpar especialmente a partir de sua trajetória como integrante da CUIA no Estado do Paraná, com a aprovação da Lei Estadual Nº 13.134 de 18/04/2001 que garantiu, ainda em 2001, de forma inédita no País, três vagas suplementares em cada uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior aos povos indígenas do Paraná.”
Ainda conforme a diretora em exercício, “o Estado do Paraná, de uma forma especial, tem um acúmulo de discussão, estudos e experiências acerca do ingresso e percurso dos estudantes indígenas no ensino superior. A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul possui um número significativo de estudantes indígenas e está inserida em uma região marcada pela presença indígena. Por isso, tentamos nos unir a essas experiências no sentido de formação, construção e avaliação das nossas políticas e práticas institucionais voltadas aos povos indígenas.”
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo