Publicado em: 13 de maio de 2014 08h05min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min
O projeto de extensão “Horta escolar: ambiente de interação, aprendizagem e saúde alimentar” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participa de um projeto do governo federal intitulado “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia”, o qual será realizado ao longo deste ano em Laranjeiras do Sul pela prefeitura. A abertura deste projeto aconteceu na última quinta-feira (8) e contou com a participação de professores da rede pública e autoridades do município. A UFFS foi representada pelos professores Rubens Fey e Priscila Ribeiro Ferreira.
O projeto de extensão “Horta escolar: ambiente de interação, aprendizagem e saúde alimentar”, coordenado pelo professor Fey, irá contribuir com o projeto do governo federal nos eixos de horta, meio ambiente e educação.
“A construção de uma horta escolar é relativamente fácil, mas para isso ela deve ser feita seguindo, na ordem, as sete etapas fundamentais para o sucesso de qualquer horta: 1° escolha e limpeza de local; 2° planejamento dos canteiros; 3° formação dos canteiros; 4° adubação/correção do solo; 5° plantio de mudas e sementes; 6° cobertura do solo; e 7° irrigação” – explica o professor Fey.
A equipe que auxiliará na construção das hortas é composta por nove acadêmicos e quatro professores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, dos cursos de Agronomia e Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura.
“É importante transformar os conhecimentos da horta escolar em conteúdos educativos para serem trabalhados em sala de aula, e esse desafio é maior ainda quando falamos de creches em que os alunos ainda são muitos pequenos. Porém, os conteúdos retirados da horta podem ser na forma de desenhos, pinturas e em tudo que for acessível a uma criança dessa fase”, exemplifica a professora Priscila.
Os professores da rede pública estão animados com o projeto e dimensionam a sua importância. “O projeto é importantíssimo pedagógica e socialmente para a nossa região. Ele vai despertar nos alunos a curiosidade sobre o que é uma horta e como aprender através dela, e vai também recuperar costumes e tradições antigas, como as plantas medicinais, o que é muito bom para todos”, afirma Claudiomiro Mendes, professor da Escola Municipal Aluísio Maier.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo