Publicado em: 04 de agosto de 2017 09h08min / Atualizado em: 04 de agosto de 2017 10h08min
Entre os dias 4 e 18 de julho, os professores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert e Rubens Fey, visitaram entidades e organizações localizadas na região da Westfália/Alemanha. A visita, que teve como tema “Agroecologia e agricultura orgânica no sul do Brasil e da Alemanha como uma alternativa para estruturas de produção agroindustrial”, objetivou intercâmbio e estabelecimento de parcerias.
Betina e Rubens retribuem visita realizada por uma comitiva de 25 alemães que esteve na UFFS em novembro de 2016. Os docentes viajaram acompanhados de representantes da Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assessoar) de Francisco Beltrão-PR. A viagem foi totalmente custeada por organizações alemãs.
Entre os locais visitados, os docentes conheceram o Centro Universitário de Pesquisas em Produção Orgânica (Wiesengut) e a Universidade de Bonn, onde obtiveram informações sobre as políticas para certificação da agricultura orgânica da Alemanha. Já em Köln, os professores visitaram a Ong da WWF e se encontraram com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Köln, oportunidade na qual apresentaram aspectos sobre o modelo de atuação do conselho de segurança alimentar em vigência no Brasil.
Durante a visita, Betina e Rubens conheceram ONGs que trabalham com produção em hortas urbanas, gestão da produção excedente e distribuição para a população mais carente. Visitaram propriedades rurais e pequenas empresas, tiveram contato com o Movimento da Juventude Católica de Münster e com a Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, instituição na qual receberam convite, enquanto Universidade, para formalização de convênio de intercâmbio de alunos da UFFS com a FH Münster.
Os professores também visitaram a Universidade de Ciências Aplicadas de Südwestfalen e estabeleceram contato visando futuras parcerias com os cursos da UFFS, conheceram o Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologias e a Escola de Formação de Agricultores e propriedades dedicadas ao cultivo de peixes e suínos e leite orgânicos, modelos de produção de madeira e uma fruticultura orgânica.
Para Fey, “a viagem certamente direcionará muitas ações nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFFS voltados à agroecologia e agricultura familiar”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo