Publicado em: 13 de maio de 2022 10h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2022 14h05min
No final do mês de abril, foram promovidas oficinas sobre valorização das frutas nativas e como fazer o processo de colheita, beneficiamento e industrialização para produção de polpas, comercialização e perfil de mercado. As atividades foram ministradas pelo professor Julian Perez-Cassarino e estudantes do curso de Agronomia - Linha de formação em Agroecologia, ofertado na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
As oficinas foram realizadas nos municípios de Irati e Lapa, localizados no centro-sul do Paraná. No dia 27 de abril a oficina foi realizada em Irati e abordou a importância da valorização das frutas nativas e como fazer o processo de colheita, beneficiamento e industrialização para produção das polpas, comercialização e o mercado. A atividade foi organizada em parceria com a Associação de Agricultores Ecológicos São Francisco de Assis (ASSIS) e contou com a participação de agricultores de Irati, Guarapuava e Rio Azul, além de representantes da Secretaria de Agricultura de Rio Azul.
No dia 28 de abril, as atividades foram realizadas no Assentamento Contestado, localizado no município de Lapa. A primeira ação foi a produção de suco de maçã orgânico na Cooperativa Terra Livre. Conforme relata o professor Julian, "a cooperativa já produzia doce de maçã e agora ministramos a oficina sobre a produção de suco”.
A outra oficina ministrada no dia 28 envolveu agricultores do Núcleo Maria da Rosa da Rede Ecovida de Agroecologia e agricultores agroecológicos de Rebouças, que estavam visitando a Cooperativa da Lapa. Nessa atividade, o trabalho foi sobre frutas nativas.
Conforme Perez-Cassarino, “estamos expandindo para outras regiões do estado o conhecimento desse trabalho desenvolvido na região da Cantuquiriguaçu. A região de Laranjeiras do Sul se tornou referência no desenvolvimento da cadeia produtiva das frutas e esperamos que a gente consiga atingir mais conservação das florestas, das nossas árvores, gerar renda para os agricultores e valorizar os hábitos e a cultura alimentar aqui do estado do Paraná”.
As atividades foram realizadas em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais, da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo