Publicado em: 06 de setembro de 2013 09h09min / Atualizado em: 16 de janeiro de 2017 08h01min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul conta atualmente com dez grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que atuam na maioria das áreas do conhecimento classificadas pelo órgão. Quatro desses GPs foram certificados já em 2010, ano em que a UFFS iniciou as atividades acadêmicas.
A Resolução Nº 1/2013 – CONSUNI/CPPG, que aprova o Regulamento da Pesquisa da Universidade, define grupo de pesquisa como “um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças que demonstrem envolvimento permanente, experiência e destaque no campo científico ou tecnológico”. Ainda de acordo com o documento, além de pesquisadores, os grupos de pesquisa podem ser compostos por estudantes e técnicos-administrativos de diferentes campi da UFFS ou pertencentes a outras instituições que desenvolvam atividades de ensino e/ou pesquisa.
“A pesquisa dá visibilidade à universidade, não só a nível nacional como a nível internacional. Com a realização de pesquisas de qualidade, a universidade está, na verdade, conversando com instituições de qualidade mundial. Além do desenvolvimento científico, outra importância da pesquisa é a formação de recursos humanos, que contribui para os cursos de graduação e pós-graduação. A UFFS tem feito um grande trabalho de fortalecimento e consolidação dos grupos de pesquisa, principalmente com os editais próprios de fomento”, afirma o professor Ernesto Quast, líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar.
De acordo com a professora Siomara Aparecida Marques, líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação, a pesquisa é suporte fundamental para o ensino superior. “É a pesquisa que vai dar fôlego ao ensino e à extensão. Para isso, é de extrema importância a participação de discentes nos grupos, além de técnicos-administrativos, que atuam no apoio à pesquisa”, ressalta a docente. “Para aprovação de cursos de mestrado e doutorado é fundamental o trabalho dos grupos de pesquisa”, completa o coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Hahn.
Grupos
Certificado pelo CNPq em 2010, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação conta com a atuação de 14 docentes, dois discentes e dois técnicos-administrativos e visa consolidar pesquisas na área de políticas públicas para educação escolar e não escolar na região de abrangência do Território Cantuquiriguaçu. “O foco é na área da educação e da formação de professores e de pesquisas voltadas a direitos humanos e a ações afirmativas. Desta forma, temos docentes preocupados com a educação básica e outro quadro de professores preocupados em trabalhar outras questões a nível de sociedade” explica Siomara.
Já o Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar, certificado em 2012, tem como áreas predominantes as Ciências Agrárias e a Ciência e Tecnologia de Alimentos. “São duas linhas de pesquisa principais: o desenvolvimento de novos produtos, para que tenhamos a capacidade e o conhecimento científico e técnico para fazer a transformação e agregar valor aos produtos, ao invés de exportarmos apenas alimentos in natura; e o alimento seguro, que busca desenvolver técnicas de segurança alimentar. Para a Cantuquiriguaçu, que é uma região agrícola, as duas vertentes têm uma importância muito grande”, afirma Quast.
Além desses dois grupos de pesquisa, atuam na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul outros oito. Confira a lista completa dos GPs:
- Métodos Numéricos e Modelagem Computacional
- Gestão Estratégica e Desenvolvimento Regional (GEDR)
- Cooperativismo Popular, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional
- Grupo de Pesquisa em Aquicultura e Biologia da Bacia do Iguaçu (GABBI)
- Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar
- Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)
- Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação
- Ecologia e Monitoramento Ambiental
- Grupo de Pesquisa em Economia, Desenvolvimento e Políticas Públicas (GEDePP)
Edital de fomento
Está aberto o Edital Nº 386/UFFS/2013 - Fomento aos Grupos de Pesquisa, com objetivo de apoiar o fortalecimento e a consolidação dos GPs da UFFS por meio do fomento às atividades previstas no Plano de Desenvolvimento do Grupo de Pesquisa. Conforme o Edital, estão disponibilizados R$ 230mil para despesas de capital e custeio.
As propostas devem ser elaboradas sob a coordenação do líder e/ou vice-líder do grupo de pesquisa, mediante o preenchimento de formulário específico (Formulário Plano de Desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa), disponível em formato editável no endereço www.uffs.edu.br, link Pró-Reitorias > Pesquisa e Pós-Graduação > Formulários.
As propostas devem ser enviadas para submissão até o dia 7 de outubro e a divulgação dos resultados está prevista para a partir de 1º de novembro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo