Publicado em: 22 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min
Na manhã desta quinta-feira (22), foi realizado o primeiro seminário de integração entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e a Prefeitura de Laranjeiras do Sul. O evento aconteceu no Cine Teatro Iguassu e reuniu docentes e técnicos-administrativos da Universidade, servidores de secretarias municipais e representantes de outras entidades regionais.
De acordo com o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, o encontro oportunizou que a UFFS e o Executivo Municipal apresentassem as atividades que estão realizando e, principalmente, buscou apontar as potencialidades de uma parceria entre as duas instituições. “A ideia é que, durante o seminário, a Prefeitura entenda a dinâmica da Universidade e, também, que a comunidade acadêmica aqui representada tenha conhecimento do trabalho que o Poder Público Municipal vem desenvolvendo para que, então, possamos realizar projetos em conjunto, visando à promoção do bem estar social, da qualidade de vida e do desenvolvimento regional”, afirma Mayer.
Além do diretor de Campus, estavam presentes na mesa de abertura o articulador de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Junior, o secretario municipal de Governo e Gestão, Gisélio Linhares, e a prefeita Sirlene Svartz. “Neste seminário entre a UFFS e a Prefeitura, estamos discutindo projetos de trabalho para o desenvolvimento do município e também a nível de região. Até porque, hoje, estão presentes representantes do Condetec, que é a representação dos municípios, bem como da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu. Investindo neste seminário participativo e com parcerias, estamos planejando o futuro da nossa região”, ressalta a prefeita.
Após o cerimonial de abertura do evento, o diretor do Campus Cerro Largo da UFFS, Edemar Rotta, proferiu a palestra Integração Universidade e o Executivo Municipal – Possibilidades, Limites e Prática. “Procurei, primeiramente, fazer uma visita teórica a autores que trabalham o conceito de universidade, a relação entre universidade e desenvolvimento regional e a inter-relação entre entes públicos que trabalham em prol de uma região. Abordei também a respeito de como a universidade pode ser um elemento importante no estabelecimento de interfaces com as dinâmicas que ocorrem em nível local. Num segundo momento, apresentei a experiência que tivemos em Cerro Largo, onde, desde 2010, buscamos uma intensa parceria com a prefeitura local e com demais prefeituras do entorno do município para o processo de implantação da UFFS e para que a região pudesse dialogar com a Universidade e com suas atividades e projetos”, pontua Rotta.
Na parte final do encontro, as secretarias municipais apresentaram suas ações e, com os participantes separados em quatro grupos temáticos, foram apresentados os projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura do Campus Laranjeiras do Sul e debatidas propostas de atividades a serem desenvolvidas em conjunto pelas duas instituições. Nos debates dos grupos temáticos foram definidos os encaminhamentos dos trabalhos e as futuras reuniões.
Grupos temáticos
Os grupos temáticos foram divididos da seguinte forma:
- Grupo 1: Conhecimento, Cultura e Formação Humana; História e Memória Regional; Juventude, Cultura e Trabalho.
- Grupo 2: Educação Básica e Formação de Professores; Linguagem e Comunicação: interfaces.
- Grupo 3: Movimentos Sociais, Cidadania e Emancipação; Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Regional; Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
- Grupo 4: Desenvolvimento Regional, Tecnologia e Inovação; Gestão das Cidades, Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Políticas e Práticas de Promoção da Saúde Coletiva.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo