Publicado em: 20 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 01h03min
Na quarta-feira (22) acontece na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul o curso para professores que atuam ou atuarão futuramente com estudantes indígenas. O objetivo do curso de Extensão é debater, questionar e analisar como se faz e quais as metodologias necessárias ao ensino/à aprendizagem dos estudantes indígenas, tanto na UFFS como no Ensino Médio. A atividade acontece das 8h às 17h no Auditório do Bloco A do Campus.
O curso é aberto para professores da UFFS e estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura e demais interessados pela temática. Os participantes receberão certificado de participação. As inscrições serão feitas na hora e local do evento.
Durante o encontro serão debatidos os seguintes temas:
Formação de professores para atuar com indígenas
Palestrante: Wagner Amaral, representante do Conselho Universitário Indigenista e Afro-descendente (CUIA) da Universidade Estadial de Londrina (UEL)
Período: manhã
Preconceito contra os Indígenas
Palestrante: Diego Pelizzari, representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Período: tarde
Conforme a organizadora do curso, Maria Eloá Gehlen, durante o evento haverá também “Oficina de Kaigang”, a qual será no período da tarde e terá 1h de duração.
Eloá explica ainda que o foco do encontro é “debater e avançar nas discussões a respeito dos encaminhamentos e das metodologias adequadas para os Povos Originários”. A docente salienta que “no Campus Laranjeiras do Sul estudam mais de 60 acadêmicos indígenas, os quais possuem uma cultura diferente, com tempos, metodologias e maneiras de aprendizado específicas. Além disso, utilizam o português como segunda língua, por isso a discussão sobre o tema é muito relevante no Campus”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo