Publicado em: 10 de novembro de 2017 08h11min / Atualizado em: 10 de novembro de 2017 10h11min
Na próxima semana, entre os dias 13 e 15 de novembro, acontece na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul a terceira edição do Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul. A atividade constitui-se como importante espaço coletivo de estudo, pesquisa e articulação entre pesquisadores de diferentes Universidades do Sul do Brasil, tendo por foco a formação de professores em diálogo direto com a luta por uma Educação do Campo.
Durante as atividades, na quarta-feira (14), acontece uma conferência aberta a toda comunidade acadêmica e regional, intitulada “Relações entre o desenvolvimento humano e educação escolar”, que será conduzida pelo Professor Newton Duarte, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A Conferência ocorre a partir das 9h no Auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul.
Segundo Roberto Finatto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA) da UFFS, “o evento é construído coletivamente pelos grupos participantes e visa o estudo, a reflexão e a proposição de ações, sobretudo relacionadas à pesquisa sobre Educação do Campo. Neste terceiro encontro, o estudo será sobre a contribuição do Materialismo Histórico e Dialético enquanto método de pesquisa em educação. O evento conta com atividades específicas para os integrantes dos grupos de pesquisa e abertas à comunidade regional”.
A constituição e articulação deste coletivo teve seu início no III Seminário Nacional: O MST e a Pesquisa; ocorrido na Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, em maio de 2014. A partir deste esforço coletivo, organizou-se em agosto de 2016 o primeiro Encontro de Grupos de Pesquisa em Educação do Campo da Região Sul na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já em março de 2017, ocorreu a segunda edição do Encontro, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.
Articulação em Rede
No processo de Articulação em Rede foram constituídos o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA-UFFS); o Núcleo de Pesquisa em Educação: Campo, Trabalho, Práxis e Questão Agrária (NALUTA-UFPR) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA-UFSC).
Na esfera do trabalho coletivo, os três Grupos de Pesquisa, fundados na teoria crítica do conhecimento e na práxis social, colocam-se na perspectiva do desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da formação inicial e continuada de professores, destacando-se as análises e as conexões entre Escola, Educação do Campo, Cooperação Popular, Agroecologia, Trabalho, Práxis, Questão Agrária, Dinâmicas Territoriais e Movimentos Sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo