Publicado em: 11 de junho de 2014 08h06min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min
No próximo sábado (14), será realizado o primeiro encontro centralizado dos grupos de estudos da Jornada de Rememorização dos 150 Anos da Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). A iniciativa é do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O encontro é aberto a novos integrantes interessados em participar desses grupos. A temática dos debates será "A educação popular e a organização atual da classe trabalhadora". O encontro acontece das 8h às 12h na Unidade Unicentro da UFFS, na sala 1.
"O objetivo desta jornada é proporcionar embasamento teórico para todas as pessoas que se interessam em compreender a realidade e, sobretudo, atuar sobre ela para transformá-la", define o professor Luiz Carlos de Freitas, um dos coordenadores das atividades.
Os debates nos grupos de estudos iniciaram em 11 de abril. Desde então, foram realizadas reuniões para leitura e debates de textos históricos sobre a AIT, seus objetivos e sua influência nas lutas dos trabalhadores em todo o mundo.
"Além deste debate, os encontros centralizados também servem para tirar dúvidas que eventualmente tenham surgido nas discussões dos pequenos grupos, tanto do conteúdo como da organização, para avaliarmos os trabalhos e darmos encaminhamentos", explica Freitas.
Até setembro deste ano ocorrerão mais dois encontros centralizados dos grupos de estudos. A Jornada de Rememorização dos 150 Anos da Primeira AIT culminará em um evento de encerramento, que será realizado de 25 a 27 de setembro, reunindo estudantes, professores, militantes sociais e pesquisadores de diversas regiões do Paraná e de outros estados. O evento final contará com mesas de debates e apresentação dos estudos feitos nos grupos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo