Publicado em: 24 de agosto de 2022 17h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2022 14h08min
No início do mês de agosto, ocorreu o lançamento do jogo Sociedades, Opioides e Capivaras, um jogo interativo de sociologia. O jogo é fruto do trabalho desenvolvido pelo professor Felipe Mattos Monteiro e pelos estudantes Ana Eduarda de Matos, Julia Toebe Zen, Kauane Andreiov Soares Antunes, Lucas Hardt de Lima e Rebecca Ramos Dias, do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
O jogo constitui-se como um instrumento de ensino de sociologia que tem como principal objetivo simular múltiplas dimensões da vida social por meio de um jogo que conta histórias dinâmicas, nas quais o jogador pode interagir com as escolhas do personagem.
A ferramenta de ensino busca auxiliar estudantes e professores a problematizar categorias sociológicas importantes, tais como: estrutura de classes sociais, estratificação social, poder, gênero, raça, capitais sociais e econômicos, entre outras.
Durante o jogo, o jogador assume o papel de diversos personagens e, de acordo com suas características sociais, culturais, políticas e econômicas, precisa fazer escolhas que influenciarão sua posição no mundo social.
A elaboração do jogo iniciou nesse primeiro semestre de 2022 e segue em desenvolvimento. A proposta de criação está associada à disciplina “Laboratório de Prática de Ensino em Ciências Sociais”, que tem como objetivo produzir práticas alternativas e inovadoras de ensino em Ciências Sociais.
O trabalho com o jogo envolveu uma série de etapas protagonizadas pelos estudantes, desde a realização de estudos sobre a importância de manter a sociologia como disciplina do ensino médio, inclusive ampliando seu escopo para as fases iniciais do fundamental, a análise sobre a formação e a transformação do ensino de sociologia no país e em comparação com outras experiências internacionais e a avaliação do papel e o tratamento que o ensino de sociologia recebeu e vem recebendo pelos cientistas sociais.
Os estudos realizados pela equipe foram unânimes em apontar para um problema que registra a baixa produção e interesse da universidade pelo ensino de sociologia. Diante dessas dificuldades, surgiu a proposta de criação da ferramenta de ensino, materializada em um jogo interativo, visando romper lacunas e aproximar a sociologia produzida na universidade ao que vem sendo realizado na educação básica.
A produção do jogo também envolveu a leitura de outras experiências alternativas de ensino de sociologia e a discussão sobre cenários, características dos personagens, trajetórias de vida, que realidade eles reproduziam e as histórias que seriam contadas em conjunto com as categorias sociológicas.
Por se tratar de um jogo produzido na universidade pública e com a utilização de um software livre e gratuito, a ferramenta pode ser experienciada individualmente e coletivamente sem nenhum custo.
O jogo está disponível no endereço www.sociedadesopioidesecapivaras.com.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo