Publicado em: 10 de novembro de 2022 11h11min / Atualizado em: 11 de novembro de 2022 09h11min
Estudantes do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) participaram de encontro de formação e imersão. A atividade foi realizada na última terça-feira (8), na Escola Municipal Vereador Florindo Pellizzari (Antigo Caic), em Laranjeiras do Sul.
Conforme a docente orientadora, professora Silvia Carla Conceição Massagli, “essa é a primeira vez que o curso de Pedagogia participa do PRP. O encontro teve como tema "Relações interpessoais: criando a identidade do Programa de Residência Pedagógica UFFS/LS".
O encontro foi realizado com todos os residentes (20), preceptores (4), diretora da escola e representante da Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul.
Programa de Residência Pedagógica
O PRP tem como base o princípio da imersão dos bolsistas/residentes nos ambientes profissionais de docentes, acompanhando suas rotinas profissionais. Nas escolas-campo, o residente deve participar dos eventos cotidianos, que envolvem: a formação continuada dos profissionais de ensino, aulas e atividades extracurriculares, reuniões de planejamento, conselhos de classe/ano/ciclo, encontros de avaliação institucional etc.
PRP do curso de Pedagogia
O PRP é um programa especial de estágios curriculares, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul para a formação de pedagogos que atuarão com professores e gestores educacionais. Esse Programa pretende superar a distância entre teoria e prática, usualmente, presente na formação desses profissionais. É uma modalidade inovadora de estágio baseada na participação sistemática de grupos de graduandos (bolsistas/residentes) em práticas pedagógicas nas escolas públicas de educação básica.
Entre os objetivos do PRP estão: aproximar a universidade da escola de educação básica por meio da inserção do licenciando residente no contexto escolar, estabelecendo um diálogo em regime de colaboração e a partilha de experiências pedagógicas; contribuir para a compreensão e a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos profissionais da educação, entre outros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo