Publicado em: 25 de junho de 2013 11h06min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min
Os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Junior, José Francisco Grillo e Mariano Luis Sanchez, ministraram palestras durante a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente, nesta terça-feira (25). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils).
A primeira abordagem foi realizada por Sanchez, que tratou do tema Geração de emprego e renda. O professor teve como base o projeto de pesquisa “A política nacional de resíduos sólidos e os problemas de sua aplicação na cidade de Laranjeiras do Sul”, coordenado por ele, em 2011. “Minha contribuição visou ajudar no debate para definir as políticas públicas municipais para resolver o problema do processamento de resíduos sólidos na cidade e a questão da inclusão social dos catadores de materiais recicláveis”, explicou.
Já a fala do professor Grillo teve como foco a temática Resíduos orgânicos urbanos. “Eu apresentei a proposta de um projeto de extensão que envolva a reciclagem de galhos de podas de árvores, que, muitas vezes, vão para os lixões e acabam diminuindo a vida útil do local. Dessa forma, o projeto tem o objetivo de criar uma usina comunitária para transformar esses galhos, que são resíduos urbanos, em compostagem e depois destrinchar essa compostagem em adubo orgânico, substrato para cultivo de cogumelos medicinais e comestíveis e produção de frutas, como o morango, por exemplo”, ressaltou.
Machado Junior, por sua vez, ministrou a palestra Causa e consequências dos impactos ambientais gerados pelo lixo eletrônico. “Busquei mostrar o porquê do acúmulo de lixo eletrônico nas cidades brasileiras, conscientizar sobre a necessidade de uma política e de uma sistematização do tratamento desse lixo, fazer um resgate histórico do consumo de eletrônicos e dar exemplos de sistemas cooperativos que trabalham com esse material”, pontuou.
O evento
A IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul visou debater quatro questões: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental. “Estamos contando com a contribuição de professores da UFFS, que tem conhecimento aprofundado sobre os temas que estamos abordando. A universidade tem sido uma parceira importante nesse processo, assim como a FAI e a Unicentro”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ademir Severino Alves.
As palestras aconteceram durante o período da manhã. Na parte da tarde, foram organizados grupos de trabalho e a eleição dos delegados para a conferência estadual.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo