Publicado em: 10 de maio de 2023 13h05min / Atualizado em: 10 de maio de 2023 14h05min
Acadêmicos dos cursos de Educação do Campo: Ciências da Natureza e de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docência (PIBID) da Universidade da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul colaboraram na elaboração de folders orientativos sobre o Bolsa Família produzidos nas línguas Kaingang e Guarani Mbya.
O material foi desenvolvido pela estagiária do Centro de Referência de Assistência Social do Município de Nova Laranjeiras/PR (CRAS), Sandra Regina Liczbinski, com apoio do Governo Municipal de Nova Laranjeiras, Secretaria Municipal de Assistência Social e Ação Comunitária, lideranças da terra indígena Rio das Cobras, além de professor e estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sob a coordenação de área da professora Marciane Maria Mendes.
A proposta para confecção do material se deu ao constatar que várias famílias indígenas se comunicam através da língua materna e apresentam dificuldade na compreensão do português, comprometendo o entendimento sobre os requisitos básicos para a atualização do seu cadastro único no CRAS do município. A partir disso, a Sandra Regina Liczbinski desenvolveu a proposta para elaborar material que facilitassem a comunicação e a compreensão dos requisitos para participação das famílias nos programas sociais.
O material foi elaborado pela estagiária Sandra, com apoio do professor e supervisor do PIBID da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, Cerilio Barbosa de Lima. A tradução do português para a língua Kaingang foi realizada pelos acadêmicos pibidianos Willian Legui Padilha e Jocieli Refy Fidêncio Ferreira, da etnia Kaingang. Já a tradução do material para a língua Guarani Mbya foi realizada pela acadêmica da UFFS Elizabete Florentino e pelo professor Ananias Jexaka Veríssimo.
Os acadêmicos da UFFS realizam as atividades do PIBID no Colégio Estadual Feg-Prag Fernandes, localizado na terra indígena Rio das Cobras, aldeia Campo do Dia, onde o professor Cerilio Barbosa de Lima atua como supervisor do PIBID.
Para o supervisor do PIBID, “foi uma parceria muito interessante e que certamente vai facilitar a comunicação e o entendimento sobre os requisitos para acesso ao Bolsa Família, e é muito gratificante ver os alunos do PIBID envolvidos nessa atividade. Esse material foi impresso e será distribuído entre os indígenas. Além disso, exemplares dos folders também serão enviados para a Funai, em Curitiba, e para o Ministério do Desenvolvimento Social em Brasília”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo