Publicado em: 27 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min
Os docentes Marcos Weingartner, Betina Muelbert, Maude Regina de Borba e um grupo de 15 alunos do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram do VI Workshop sobre Jundiá, de 21 a 23 de agosto. O evento aconteceu em Florianópolis e foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo a coordenação do workshop, o evento foi uma oportunidade para transferência das tecnologias geradas pelas universidades e instituições de pesquisa aos envolvidos na extensão da piscicultura, bem como a divulgação e troca de experiências entre produtores, extensionistas e pesquisadores, já que o jundiá foi eleito pelo Ministério da Pesca e Aquicultura como uma das espécies nativas de peixes prioritárias para a pesquisa e a produção na região Sul do Brasil.
Conforme Betina Muelbert, a participação dos discentes no evento foi importante, porque o jundiá é uma das espécies cultivadas na região de abrangência do Campus Laranjeiras do Sul, além da UFFS fazer parte de uma rede de universidades e instituições que estudam o peixe. “Os estudantes conheceram as últimas pesquisas realizadas sobre o jundiá e tiveram a oportunidade de interagir com outros profissionais e pesquisadores da área”, destaca. “Os acadêmicos começaram a perceber que a área da Aquicultura tem muita produção científica e puderam acompanhar apresentações e entender o vocabulário técnico dessas apresentações. Tudo isso é extremamente produtivo”, completa a professora.
Durante o evento, os participantes acompanharam palestras e apresentações de trabalhos e painéis. Ao final das atividades, aconteceram visitas técnicas guiadas ao Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), ao Laboratório de Nutrição de Espécies Aquícolas (LABNUTRI) e ao Núcleo de Estudos em Patologia Aquicola (NEPAQ). Nos três locais são realizadas pesquisas com o jundiá pelo Departamento de Aquicultura da UFSC.
A aluna da UFFS, Suelen Cristina Pinto, destaca a importância do contato com autores renomados, realizado durante o workshop. “É diferente quando se vê o autor explicando e fundamentando uma teoria que já lemos. Isso colabora com o entendimento e, de certa forma, nos incentiva ainda mais. A participação foi importante, também, pelo contato com estudos que estão sendo desenvolvidos em outras instituições e pela interação com outros profissionais dessa e de outras áreas”.
Painel
A docente Maude Regina de Borba apresentou, na ocasião, o trabalho em forma de painel intitulado “O cultivo do jundiá em propriedades familiares rurais na região Centro-Sul do Paraná”. O trabalho enfocou os dados de crescimento do peixe, durante a realização do programa de extensão “Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas”, que ainda está em execução. Além dos três professores que participaram do evento, são autores do trabalho os docentes Alexandre Monkolski, Jorge Erick Garcia Parra e Silvia Romão e o técnico-administrativo Frank Belettini.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo