Publicado em: 29 de novembro de 2018 13h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2018 14h11min
O estudante Henning Dicks, da Universidade de Ciências Aplicadas da Cidade de Soest, localizada na região noroeste da Alemanha (Fachhochschule Südwestfalen) está passando um período na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, onde participa de atividades do curso de Agronomia.
Henning Dicks, concluiu a Graduação em Agronomia em outubro deste ano e está se encaminhando para o mestrado naquela instituição. Em busca de experiência em outro país, o estudante escolheu a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul para passar um período de aproximadamente 2 meses.
O objetivo do intercâmbio de Dicks é conhecer pessoas e se envolver em projetos de pesquisa desenvolvidos na UFFS. O estudante, que está em Laranjeiras do Sul desde o dia 29 de outubro e permanece até 23 de dezembro, tem participado de atividades nos laboratórios e áreas experimentais do Campus, auxiliando os acadêmicos do curso de Agronomia no desenvolvimento de projetos existentes no Campus.
Conforme comenta o professor Rubens Fey, Coordenador Adjunto das Áreas Experimentais, “a ideia de cooperação entre UFFS e a Universidade de Soest surgiu em 2017, quando eu e a professora Betina Muelbert visitamos aquela instituição e conhecemos o professor Thomas Weyer, que atua na área de solos, mesma área que trabalho aqui na UFFS. Desde então tenho conversado com o docente na proposta de estabelecer parcerias entre as Universidades, visto que temos interesse na internacionalização da UFFS, e visando o desenvolvimento de projetos junto com colegas de outros países. O professor Weyer demonstrou interesse e neste ano nos contatou com a proposta de recebermos um orientado dele para passar um período aqui na UFFS”.
Sobre Henning, Rubens comenta: “é um estudante muito inteligente e proativo. Ficamos muito felizes com a vinda dele para a UFFS. O estudante está residindo em uma república junto com outros estudantes de Agronomia. Aqui na UFFS ele está atuando em alguns projetos que eu mesmo desenvolvo com a colaboração de outros estudantes bolsistas. Henning também tem frequentado as aulas de Gestão de Unidades de Produção e Vida Familiar, dentro dessa disciplina tivemos uma participação dele que foi muito interessante, ele fez uma apresentação descrevendo para os demais estudantes como é a agricultura na Alemanha, as características da agricultura familiar lá, e qual a necessidade de estudo dos agricultores para que eles possam exercer a profissão de agricultores na Alemanha. Foi uma atividade muito interessante, nossos alunos gostaram muito e foi um momento muito participativo”.
“Acho importante a presença do Henning aqui, pois demonstra que a UFFS está se tornando conhecida internacionalmente e que as pessoas estão tendo interesse no projeto da UFFS. Após o retorno do estudante para Alemanha certamente ele falará da sua experiência para outras pessoas e talvez tenhamos mais alunos ou mesmo docentes interessados em conhecer a UFFS, e isso contribuiu para avançarmos nesse processo de internacionalização, que é um dos objetivos do Campus e da UFFS como um todo, visando inclusive o acesso a outras fontes de recursos para fomentar os projetos que temos aqui. Além disso, os nossos alunos também ganham muito com a vinda de pessoas de outros países, que trazem para cá suas experiências e vivências, essa aproximação dos nossos acadêmicos com alunos estrangeiros ajuda a motivar nossos estudantes e despertar neles o interesse em fazer estágios ou mesmo mestrados ou doutorados em outros países” aponta Rubens.
Henning comenta que para ele a “a experiência tem sido muito interessante. Embora a cultura e o clima sejam um pouco diferentes da Alemanha, eu gosto daqui, as pessoas são muito simpáticas. Concluí o curso de Agronomia na Universidade de Soest, lá o curso de Agronomia tem um número maior de alunos por sala de aula e a Graduação tem duração de 3 anos, enquanto aqui são 5 anos para obtenção do título de bacharel”. O professor Rubens complementa que “embora os cursos tenham tempo duração diferente, tanto os profissionais formados aqui no Brasil como os formados na Alemanha são bacharéis. Lá quando o estudante conclui os 3 anos de Graduação recebe o título de bacharel e quando completa os 5 anos recebe o título de mestre”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo