Publicado em: 03 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min
Na manhã desta sexta-feira (03) aconteceu a cerimônia de inauguração do Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O evento contou com a participação de servidores da UFFS e da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, além de pessoas da comunidade regional.
O CVT possibilitará a incubação tecnológica de cooperativas e agroindústrias, a realização de consultorias e assessorias técnicas e organizacionais a micro e pequenos empreendimentos localizados na região, a realização de cursos de extensão tecnológica e organizacional, visando o desenvolvimento, com inclusão social, no Território da Cantuquiriguaçu, entre outras atividades.
A diretora do Campus, Janete Stofell, comentou que este é mais um espaço disponível para utilização pela comunidade acadêmica e regional. O CVT foi construído dentro do Campus a partir de recurso oriundo de uma emenda parlamentar, a qual foi intermediada pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, e que também contou com a contribuição de outras entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils). “O projeto do CVT, que é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi elaborado ainda em 2013”, informou a diretora.
Janete exemplifica o tipo de atividades que serão realizadas no CVT. “Entre outras atividades, funcionará no CVT o Núcleo de Estudos em Cooperativismo, o qual apoia e dá suporte para associações e cooperativas, buscando possibilitar que estas organizações obtenham melhorias nas condições de trabalho e renda para as pessoas. Além disso, o Centro será utilizado para a realização de cursos de capacitação voltados para agricultores, associados de cooperativas e pessoas vinculadas às diversas associações existentes na região e que tenham relação com as atividades propostas pelo CVT. Outros núcleos e grupos de estudos, além de projetos de Extensão, também utilizarão o espaço para o desenvolvimento de suas atividades”, relata Janete. A diretora destacou, ainda, que “é uma inauguração importante para o Campus, mas também é importante para a região, pois todas as atividades, os empreendimentos, os grupos ligados ao cooperativismo e à agroecologia, que precisem de suporte e que queiram nosso apoio, poderão ser acompanhados em projetos vinculados ao CVT”.
O Coordenador do CVT, Pedro Christoffoli, ressalta que “o foco do Centro é promover a integração entre a Universidade e a comunidade regional por meio da extensão tecnológica e organizativa. É um espaço que buscará integrar os conhecimentos da Instituição com as necessidades da comunidade”. Christoffoli falou sobre sua expectativa: “esperamos que a comunidade venha até aqui, visite e conheça nossas atividades para, a partir disso, podermos efetivar ações que promovam o desenvolvimento regional em uma perspectiva de inclusão social e diminuição de desigualdades. O CVT será o local chave para encontrar praticamente todas as atividades de Extensão desenvolvidas”.
A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, destacou em seu pronunciamento a importância da parceria estabelecida entre a Prefeitura e a UFFS. “Este é um espaço muito importante para toda a região. Foi um trabalho desenvolvido entre a UFFS, a prefeitura, a Acils e outras entidades, além de diversas pessoas que colaboraram para que o Centro se tornasse realidade em Laranjeiras do Sul. Neste dia estamos entregando o CVT não só para a UFFS, mas para toda região. É um espaço de interação com a comunidade”. A prefeita salientou, ainda, que “quando temos grandes parceiros e trabalhamos em torno de um objetivo em comum, que é o desenvolvimento regional, tudo dá certo”.
Confira as atividades, grupos e núcleos que já desenvolvem atividades no CVT:
Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP);
Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET);
Centro de Documentação em Cooperativismo e Desenvolvimento Regional – Padre Arizmendiarrieta (CEDOC);
Grupo de Pesquisa e Estudos em educação, Escola do Campo, Cooperação e Agroecologia (GEECA);
Desenvolve Consultoria Júnior (Empresa Júnior dos Cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Engenharia de Aquicultura);
Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã);
Programa de Educação Tutorial (PET – Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia);
Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu (NEA Cantuquiriguaçu);
Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico (AquaNEA).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo