Publicado em: 27 de março de 2018 14h03min / Atualizado em: 28 de março de 2018 08h03min
Durante a última semana aconteceu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o "II Curso de Teatro em Stanislaviski para multiplicadores de arte educação – “A preparação do ator””. A atividade, realizada pela Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ofereceu à comunidade acadêmica e à comunidade regional a oportunidade de desenvolver habilidades básicas de atuação e direção teatral.
Conforme o Coordenador Adjunto de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Júnior, o “projeto também desenvolveu oficinas de Cenas Curtas nos Colégios Estaduais Professor Aluísio Gildo Schuck e Laranjeiras do Sul, com o intuito de prestigiar e ampliar as possíveis novas parcerias. A UFFS, enquanto centro de referência da educação superior, viabilizou a participação e interação entre grupos de teatro do município, como o Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS), de atoress amadores e de iniciantes nas artes cênicas”.
E no sábado (24), também realizado através de parceria entre as duas instituições, aconteceu o I Festival de Artes Cênicas – Cenas Curtas. Para o professor Marcio Martins, representante do IFMT, o Festival “foi um sucesso em sua primeira edição, com peças de extrema qualidade, com atores e atrizes de extrema qualidade, todos amadores. Isso mostra a importância da relação entre Instituto e Universidade. É o segundo ano que estou aqui, desta vez volto para o IFMT com uma carta de intenções de convênio, para que juntos escrevamos um projeto de teatro, além de esboçar o projetoo de teatro, que a Direção, de alguma maneira, já nos concedeu apoio e para criar um grupo de estudos do teatro”.
Segundo Martinho, as atividades desenvolvidas contribuíram no processo de formação dos acadêmicos, no que se refere “ao desenvolvimento da oratória e de estratégias de interação com o público”.
Participação comunidade acadêmica e comunidade regional
Gabriel Henrique de Albuquerque, é acadêmico da primeira fase do curso de Economia e comenta que vem sendo muito boa a experiência de estudar na UFFS e que vir de outra cidade e ficar longe da família para poder estudar é muito difícil e “ligar esse momento de dificuldade com a Oficina foi espetacular, tirou o ou foco da saudade da família. Quando se começa um projeto, se empenha, se entrega a ele, acaba-se esquecendo um pouco dos problemas. Esse Festival é um projeto que vem para somar para a Universidade, para os alunos e para a comunidade. Uma experiência incrível que a Universidade está proporcionando para os acadêmicos”.
Professora de artes do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, Andréia Schach Fey participou do “II Curso de Teatro em Stanislaviski” e se apresentou no Festival. Ela destaca que o teatro faz parte de seu dia a dia: “eu preciso falar sobre isso com meus alunos e então quando vi a oficina eu vi uma oportunidade de poder sentir melhor o teatro e poder transmitir essa sensação para os meus alunos, porque é difícil falar com propriedade de uma coisa que você não vivenciou de fato. Para mim como professora foi uma experiência muito enriquecedora”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo