Publicado em: 17 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2017 10h01min
No último sábado (14) foi realizado o curso "Boas Práticas de Manipulação e Processamento de Pescado" na unidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Direcionado a alunos do curso de Engenharia de Aquicultura, o curso teve duração de seis horas e foi dividido em duas etapas. Pela manhã os estudantes assistiram a duas palestras e degustaram hambúrguer e linguiça de peixe. À tarde foi a vez de aprender a fazer esses produtos.
A atividade faz parte do projeto "Utilização de carne mecanicamente separada de pescado na elaboração de fishburger e linguiça de peixe", coordenado pela professora Larissa Canhadas Bertan. "O projeto tem como objetivos desenvolver hambúrguer e linguiça de peixe e capacitar mulheres aquicultoras familiares em agregar valor ao pescado produzido, via preparação desses produtos", explica Larissa.
Na primeira fase do projeto foi feito um levantamento para verificar o perfil do consumidor de pescado em Laranjeiras do Sul. Esse levantamento indicou a preferência das pessoas por hambúrguer e linguiça. A segunda fase do projeto resultou no curso propriamente dito, o qual futuramente deve ser estendido à comunidade. "A intenção para o próximo ano é expandir essa proposta ministrando o curso para os produtores e inserir a elaboração de novos produtos", explica a coordenadora.
Quinze acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura participaram do curso realizado no sábado. No período da manhã os estudantes assistiram a duas palestras. A primeira foi "Boas práticas de manipulação", ministrada pelas alunas bolsistas Daiane Lançanova, Betina Luiza Koop e Jaqueline de Oliveira, orientadas pela professora Cátia Tavares dos Passos. Além do conteúdo teórico, foram aplicadas técnicas demonstrativas da lavagem correta das mãos a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária. A segunda palestra, com o tema "Processamento de hambúrguer e linguiça de pescado", foi ministrada pela aluna Valeria Divenka, bolsista do projeto.
No período da tarde foi realizada a parte prática do curso, em que os alunos elaboraram hambúrguer e linguiça de Tilápia. Os tutores foram os bolsistas Valeria Divenka e Cristian José Cristofel e as voluntárias Remili Cristiani Grando e Naiane Miriam Malherbi.
O projeto coordenado pela professora Larissa está inserido no programa "Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas - Fase II", coordenado pela professora Maude Regina Borba, aprovado e financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt).
"O desenvolvimento de novos produtos à base de pescado pode ser uma ótima alternativa para agregar valor comercial ao produto final e propiciar o aumento das possibilidades de mercado e, consequentemente, o consumo", aponta a professora Larissa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo