Publicado em: 25 de setembro de 2018 14h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2018 16h09min
A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul passa a disponibilizar, a partir desta semana, mais um equipamento para a realização de pesquisas e análises, um Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC). A instalação e treinamento para utilização do DSC estão sendo realizados por profissional da empresa Netzsch. O treinamento é direcionado para docentes e técnicos de laboratórios que serão responsáveis pelo manuseio do mesmo. A instalação ocorreu na segunda-feira (24) e o treinamento acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26).
O Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) permite a determinação de valores calóricos como calor de fusão ou calor de cristalização. O docente Thiago Bergler Bitencourt explica que, com o uso do equipamento é possível analisar o comportamento dos materiais em função de mudanças de temperatura. O DSC pode ser usado para investigar, por exemplo, os seguintes materiais: sólidos compactos (granulados, componentes, moldes, etc.), assim como plásticos, borrachas, resinas ou outros materiais orgânicos, cerâmicas, vidros, compósitos, metais e materiais de construção, pós como fármacos ou minerais, fibras, tecidos, amostras viscosas como pastas, cremes ou gel, e líquidos.
Bitencourt comenta que o DSC permite também o mapeamento de informações derivadas de medições, tais como: “temperaturas características (fusão, cristalização, transições polimórficas, reações, transição vítrea), transformação e aquecimento de reação, cristalinização de substâncias semi-cristalinas, decomposição, estabilidade térmica, estabilidade oxidativa, grau de cura (resinas, adesivos, etc), puridade eutética, calor específico, compatibilidade entre componentes, influencia do envelhecimento, distribuição do peso molecular e impacto de aditivos, amaciantes ou misturadores de granulados (para materiais poliméricos), entre outras”.
O equipamento será utilizado em pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e também dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.
Os interessados em utilizar o DSC em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen (luciano.tormen@uffs.edu.br) ou o tecnólogo em Química, Marcelo Grassi (marcelo.grassi@uffs.edu.br), para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.
Aquisição do equipamento
O Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) foi adquirido por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011 submetida à Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública que fomenta a ciência, tecnologia e inovação e está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O projeto foi submetido ao FINEP em 2011 e teve aprovado o montante de R$ 1,074 milhões, destinados à compra de equipamentos científicos para laboratórios de pesquisa da universidade. O DSC é um dos equipamentos adquiridos, com investimento de, aproximadamente, 135 mil reais (valor pago para compra do equipamento e despesas acessórias de importação).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo