Publicado em: 26 de agosto de 2024 16h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2024 16h08min
Na última quinta-feira (22), servidoras, estagiários da Biblioteca e funcionários terceirizados do Campus Laranjeiras do Sul participaram de um treinamento voltado à preservação do acervo da biblioteca.
A capacitação focou no monitoramento de insetos em acervos e nas condutas preventivas para evitar o surgimento desses organismos, assegurando a integridade e a conservação do acervo. Além disso, teve como objetivo contribuir para a manutenção da qualidade e segurança dos materiais disponíveis para a comunidade acadêmica e para a adoção de práticas seguras que minimizem riscos à saúde das pessoas que manuseiam os materiais.
A iniciativa partiu do Engenheiro Agrônomo da UFFS, Edemar José Baranek, que, com o apoio da equipe da biblioteca, realizou o levantamento e a identificação dos insetos presentes no ambiente. Armadilhas foram estrategicamente instaladas para capturar as espécies e, após a identificação, foi possível avaliar o risco que representam para o acervo.
Durante o treinamento, Baranek abordou as medidas essenciais para prevenir o aparecimento de insetos, como procedimentos de limpeza adequados, estratégias de controle de pragas, adaptações estruturais para dificultar o acesso dos insetos ao ambiente, além do monitoramento contínuo do acervo. Entre as recomendações destacadas, está a importância de evitar o consumo de alimentos tanto na biblioteca quanto durante o manuseio dos livros em outros locais, para reduzir as chances de atração de pragas.
Além disso, foi destacada a necessidade de adotar procedimentos rigorosos para o tratamento de acervos recém-adquiridos, especialmente doações e livros emprestados que estão retornando para a biblioteca. Essas práticas são fundamentais para evitar que materiais contaminados sejam incorporados ao acervo e comprometam a integridade de outros exemplares.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo