Publicado em: 30 de janeiro de 2014 07h01min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min
No último sábado (25), 30 acadêmicos de diferentes fases do curso Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –Campus Laranjeiras do Sul visitaram a Comunidade Indígena Kaigang do Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras, no Paraná. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Tania Helena Neunfeld, Solange Todero Von Onçay e Patrícia Guerrero, que ministram as disciplinas Introdução às Ciências Agrárias, Estágio Curricular Supervisionado I e Antropologia das Populações Rurais: infância e juventude no campo, respectivamente.
Na ocasião, os discentes puderam conhecer a comunidade e a estrutura existente no local, que engloba o Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, posto de saúde e pavilhão comunitário. Os acadêmicos esclareceram com as professoras indígenas da localidade dúvidas sobre a cultura e o modo de viver indígenas e, sobretudo, as questões acerca do ensino nessa comunidade.
Segundo a professora Tânia, os alunos relataram que foi uma oportunidade ímpar, a qual serviu de estímulo para perseverar no curso, uma vez que há grande carência de profissionais da educação em comunidades como aquela. Além disso, a experiência traz como diferencial a sabedoria e o respeito sobre o modo de viver e as dificuldades dos homens e das mulheres do campo.
A professora Solange acrescenta: "para os alunos este momento foi muito importante e muito rico, tendo em vista o conjunto de questões, um diálogo bem denso que aconteceu durante toda a tarde com as lideranças que nos receberam na área indígena. Então se pôde dialogar e compreender melhor as distintas realidades, inclusive as demais questões do campo, com o objetivo de compreensão das diferentes lutas, próprias desse contexto".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo